Trs bancos planejam mudar sede da Escócia se voto pel
LONDRES Trs bancos da Escócia disseram que vo sua para Londres se os escoceses votarem pela independncia no próximo dia 18, aumentando as incertezas econmicas a serem enfrentadas país acabe a unio de 307 anos com o . O anúncio foi horas após uma uma dos eleitores contra a separao. De com a Sky News, o britnico já estaria elaborando um de contingncia a de uma vitória do pela independncia, o que o nega.
A saída do Royal Bank of Scotland (RBS), do Lloyds Banking Group e do Clydesdale Bank, aliada a de outros grupos financeiros líderes que também disseram que podero algumas operaes um , á uma significativa dada a importncia do setor na economia escocesa.
O RBS, com na Escócia 1727 e empregador de 11.500 funcionários no país, informou nesta -feira que tinha a deciso porque o pela independncia criaria incertezas que poderiam afetar sua de empréstimos.
O RBS acredita que seria necessário a holding do banco e sua principal entidade operacional (The Royal Bank of Scotland) na Inglaterra, disse em um .
O banco, no qual o britnico detém 81%, disse que a deciso era do de contingncia antes da votao. O RBS afirmou, no entanto, que tinha a inteno de um nível de suas operaes e postos na Escócia para os seus clientes e as atividades de todo o banco no país.
O Lloyds, no qual o britnico detém 25%, disse na quarta-feira que seus planos de contingncia para a independncia escocesa incluíam a criao de novas e fundamentais entidades jurídicas na Inglaterra, confirmando o que fontes do setor bancário disseram Reuters na semana .
Ambos os bancos já haviam que a independncia da Escócia apresentaria um para as suas empresas, afetando seus custos de financiamento, de impostos e de governana corporativa.
O Lloyds, que emprega 16 funcionários na Escócia, disse que tinha a um no nível de questionamentos de clientes seus planos após a votao.
O presidente do Banco da Inglaterra Mark Carney reconheceu que a instituio também desenvolveu o seu próprio de contingncia a secesso provoque nos mercados.
A política britnica apressou-se para se mobilizar a perspectiva de que os eleitores escoceses apoiem a separao, após uma que mostrou pela primeira vez uma para o na semana .
Os líderes dos trs principais partidos britnicos, incluindo o primeiro-ministro David Cameron, viajaram Escócia em campanha na quarta-feira, onde fizeram um apelo pela permanncia e prometeram mais ao país a independncia seja rechaada.
Na quarta-feira, uma mostrou que 53% dos escoceses votariam contra a separao, e 47% . Há poucas semanas, a campanha no independncia tinha uma significativa, de com várias pesquisas.