Sauditas arriscam nova diviso muulmana com proposta de mudar
LONDRES Um dos lugares sagrados mais reverenciados do Isl - o Tú do Maomé - pode ser destruído, e o corpo dele, removido para uma annima, de com planos que ameaam a discórdia em todo o muulmano. As propostas controversas fazem de um documento de consulta por um influente acadmico saudita, que tem circulado entre os supervisores da Mesquita al-Masjid al-Nabawi, em Medina, onde os mortais do esto depositados a Cúpula Verde, visitada por milhes de peregrinos e o segundo mais do Isl. O guario da mesquita é o da ábia Saudita, Abdullah.
Os planos, trazidos por outro acadmico saudita, que exps e criticou a destruio de lugares sagrados e artefatos em Meca o mais no muulmano , focam na destruio das cmaras em torno da do , que so particularmente veneradas pelos muulmanos xiitas. O documento de 61 páginas também pede a remoo dos mortais de Maomé para o Cemitério al-Baqi, onde seriam enterrados anonimamente.
No há nenhuma evidncia de que tenha sido deciso de de com estes planos. O saudita, no , insistiu que trata quaisquer alteraes nos locais sagrados do Isl com a máxima .
tal é a importncia da mesquita para muulmanos sunitas e xiitas que o diretor da Fundao de da Herana Islmica, Irfan al-Alawi, advertiu que de levar a empreitada adiante pode disseminar insatisfao. Também corre o de as tenses sectárias entre os dois ramos do Isl, o que já perigosamente está acontecendo graas aos conflitos na Síria e no Iraque.
Clérigos sauditas -dura, há , pregam que, no país, a estrita interpretao wahhabi do Isl um da tradio sunita proíbe a adorao de objeto ou , uma prática considerada shirq ou idólatra.
As pessoas visitam as cmaras, que so os espaos onde a famí do viveu, e viram-se para a cmara mortuária para afirma Alawi. , querem peregrinos de e o tú, porque eles acreditam que é shirq, ou idolatria. a única deles impedirem que as pessoas visitem o é tirando-o daqui, e levando-o para do cemitério.
O é por ambas as vertentes do Isl, sunitas e xiitas. A estrita seita wahhabi é uma ramificao da fé sunita, no entanto, e remover o poderia ainda mais as tenses entre os dois grupos.
Várias páginas do documento de consulta foram publicadas no da Presidncia. O pede a destruio dos quartos ao do tú - usado pelas mulheres e filhas do , e pelos xiitas por da associao dele com a filha caula, Fátima. O documento também pede que a Cúpula Verde, que cobre o tú e estes aposentos, seja removida, além da remoo final do corpo do para um cemitério próximo.
O Cemitério al-Baqi já contém os corpos de muitos da famí do , incluindo o , que foi para lá na década de 1970, segundo Alawi. Em 1924, todas as lápides foram retiradas. Assim, os peregrinos no saberiam quem foi enterrado , e no seriam capazes de para eles.
O iria annimo. Tudo ao de Mesquita do já foi destruído. Uma vez que eles removeram tudo, podem -se em direo mesquita. O im provavelmente diria que há uma de a mesquita, enquanto os olhos do esto no Iraque e na Síria denuncia Alawi. O Tú do Maomé é mainstream sunita, que faria isso. to para os xiitas também, que veneram a filha do , Fátima. Tenho de que á em todo o muulmano com estas revelaes. Vai indignao.
A embaixada da ábia Saudita em Londres no conseguiu ser contactada, informou em , no ano : O da Mesquita Sagrada de Makkah al-Mukarramah (Meca) é um extremamente e um dos que o da ábia Saudita, em sua de guardio das duas mesquitas sagradas, assume com a maior . papel é o cerne dos princípios os quais a ábia Saudita está fundada.