Página 1 de 1

Nerd polons vira porta-voz involuntário do Estado Isl

MensagemEnviado: Sáb Ago 23, 2014 04:22
por djoana
Nerd polons vira porta- involuntário do Islmico


Jihadistas usam site JustPaste.it para imagens de execues, decapitaes, massacres e demonstraes de fora
- Reprodução/JustPaste.it

RIO Mariusz Zurawek é mais um dos algoritmos e códigos de programao. Aos 26 anos, nerd, , e tímido, leva uma pacata numa cidadezinha do da Polnia, tendo concluído há pouco o mestrado em Cincia da Computao. Administra um site de publicaes on-line, sonhando em ser o próximo Sergei Brin, do Google e sua maior de inspirao. de uma famí de média polonesa, Zurawek no tem antecedentes criminais e seu por geopolítica é . Ou era. Em julho, um telefonema surpreendeu-o. Do outro lado da , havia um da unidade de contraterrorismo da Met, a polícia de Londres.

Levei um . Pediram que eu removesse conteúdo do meu site, incluindo vídeos usados para muulmanos do a se ao Islmico (EI), fotos e registros de execues cometidas por combatentes do e materiais que incitam violncia e glorificam as aes deles lembra Zurawek.

Foi quando o polons se deu de que virou, , o mais porta- do extremista que usa violncia e barbárie para um califado islmico entre o Iraque e a Síria. Mesmo sem ou uma em árabe, sua criao se transformou em uma poderosa arma de propaganda do EI. Com as grandes empresas de tecnologia Twitter e Facebook perseguindo e fechando contas da organizao nas redes sociais, o descobriu no site de Zurawek uma rápida de na internet as suas aes através do JustPaste.it, um servio onde um pode textos, fotos e vídeos on-line sem ou técnico. A , desenvolvida há quatro anos ento polons, caiu nas graas dos jihadistas, que a utilizam sua principal plataforma de divulgao de imagens de execues sumárias, decapitaes, massacres e demonstraes de fora.

Criei o site inicialmente em polons. Demorei trs dias. Minha era que as pessoas pudessem conteúdo de uma , sem se . Voc pode uploads com dois cliques. Trabalhava nisso ocasionalmente, concluí o mestrado e venho trabalhando para melhorar o site e a interface dele em dispositivos móveis. pensei que terroristas fossem o meu servio diz o programador ao A Mais, por telefone.


JustPaste.it foi há quatro anos ento polons Mariusz Zurawek
- Reprodução/JustPaste.it

De certa , Zurawek virou o queridinho dos radicais. no se sabe por quanto . Ele garantiu estar colaborando com a polícia do , cada vez mais envolvida em investigaes a atuao do Islmico, sobretudo que o do americano James Foley, sequestrado e na Síria, revelou um britnico em um vídeo que chocou o há dois dias.

Eu me coloquei disposio e disse que, se eles acharem , podem me uma solicitao para remover. , deixei que no vou a plataforma do . No sou , no infringi nenhuma . O site é só uma plataforma de publicao on-line, no podem a plataforma. Ninguém o Twitter ou o Facebook por posts considerados ilegais, no é? argumenta.

o polons no esconde que está . Ele no se importa em seu nome e , prefere que a cidade onde mora no seja identificada e tampouco concordou em uma foto reportagem. O programador que administra o JustPaste.it de , de um laptop na escrivaninha de seu , sozinho. , com a popularidade repentina do site nos últimos dois meses, quando as aes do EI ganharam fora com a da cidade iraquiana de Mossul, s vezes pede ao irmo para monitorar o que está sendo postado e remover conteúdo impróprio. Virou uma espécie de refém de seu próprio projeto.

Se crescendo assim, vou que . Estou tentando o todo o que está sendo postado para coisa que possa ser propaganda terrorista, o é . No que eu ache tudo isso , é . O que eu posso ? Me em ? No se pode que terroristas consigam seu objetivo, que é te . Acredito que seja meu nome para que as pessoas saibam que eu no estou fazendo de . No tenho motivos para .

Os esforos dele parecem em vo. Imagens postadas há de duas semanas Islmico do de mais de 500 prisioneiros da minoria yazidi, por exemplo, ainda podem ser encontradas no . Segundo o Google Analytics, o JustPaste.it tem 10 milhes de page views por ms, sendo 2,5 milhes de visitantes únicos. Muitos vm do Médio. Zurawek diz no mecanismos para identificar com exatido os responsáveis pelas postagens: a única informao que retém é o endereo IP, o que no na localizao dos usuários.


Islmico usa violncia e barbárie para um califado entre o Iraque e a Síria
- Reprodução/JustPaste.it

Deixei isso polícia de Londres. No tenho rastrear esses IPs. Se uma hoje quer ser annima na internet, no há que se possa . Ela tem recursos sofisticados para isso, de proxies ao Tor explica Zurawek, referindo-se ao software que permite a navegao annima na rede.

O programador ainda no ganhou um tosto com sua empreitada. Ele mesmo pela , feita por trs servidores alugados com o maior data center da Alemanha, o Hetzener, e utiliza um provedor de de conteúdo (CDN) para a carregar as páginas mais em locais distantes, a Síria e o Brasil. Cada post até 10 megabytes de conteúdo, armazenado por . E o só pode ser encontrado on-line o usuário compartilhe o link de ou chegue página das notas mais populares, uma espécie de trending topics do JustPaste.it, asim o do Twitter.

No início do ano, Zurawek fora alertado por um sírio que o site vinha sendo usado para a coleta de a . época, achou . E, se ele diz no exatamente o JustPaste.it foi encontrado pelos extremistas, é de apostar no motivo de seu sucesso ao Islmico.

tudo fácil de . a interface é , no tem anúncios, no tem widgets, o site abre facilmente até em lugares onde a conexo com a internet é lenta, a Síria. Isso os atrai arrisca.

Toda essa do expe, mais uma vez, o dilema do admirável da tecnologia: a por conteúdos colocados on-line. Asim os gigantes Google, Twitter e Facebook, pequenos programadores também se veem confrontados com dilemas éticos a liberdade na web e a de de regulamentao que assegure liberdade e privacidade, sem que a internet se transforme num de criminosos. O polons garante que no vai tirar a página do . contrário. Além de ingls, ele já pensa em expandi-la com verses em alemo, francs, russo, árabe e até portugus.

Quero disso uma empresa de se a prazo e o compartilhamento de informaes. uma útil. O de o Islmico estar usando meu site para conteúdo serve para conscientizar e alertar contra esse de problema. Governos devem uma soluo política para o que se passa na Síria e no Iraque, sem inibir liberdades na web avalia.

(*) Reportagem publicada na vespertina para tablets O A Mais