Partidários da independncia aumentam na Escóci
LONDRES A menos de um ms para o referendo que vai se a Escócia irá se do , os áveis independncia aumentaram 4%, de com um nesta segunda-feira. No entanto, o permanece em desvantagem dos escoceses partidários do ínio britnico no território.
A do instituto YouGov para o The Times revelou que 38% dos de 4 milhes de eleitores querem a independncia, enquanto os que so contra somam 51%. Há ainda 2% dos eleitores que dizem que no vo votar e os 9% restantes que no decidiram por que lado . O cenário que exclui os indecisos e os que no iro s urnas aponta que o no levaria 57% dos votos, contra 43% do .
Na comparao com a última realizada YouGov, o lado ável independncia ganhou 4 pontos em uma semana. é o primeiro do instituto após o primeiro televisivo da campanha, no qual participaram o líder do Escocs (SNP) e de regional, Alex Salmond, e o ex-ministro das Finanas do último trabalhista britnico e líder dos unionistas escoceses, Alistair Darling.
Uma das coisas que as pesquisas mostram hoje é que a opinio está se movendo em nossa direo afirmou Salmond BBC, enquanto a campanha para o referendo, que ocorre em 18 setembro, entra em sua última .
Salmond e Darling devem se em um em 25 de agosto. A discusso está focada nos custos econmicos da independncia que, segundo os partidários da separao, no seriam muitos. Além disso, eles argumentam que a separao abriria as portas para uma Escócia mais próspera e sem a de as receitas do petróleo do Mar do e das indústrias da pesca e de uísque.
Salmond afirmou nesta segunda-feira que o referendo oferece uma preciosa de arrancar o das mos das elites do britnico e ao da Escócia.
Enquanto isso, os críticos da separao acreditam que a da dependncia ao garante a prosperidade do território e elimina riscos.