Página 1 de 1

ONU declara nível máximo de emergncia no Iraqu

MensagemEnviado: Sex Ago 15, 2014 09:20
por AMiguela
ONU declara nível máximo de emergncia no Iraque


Iraquianos yazidis refugiam-se em um perto da entre Turquia e Iraque
- ILYAS AKENGIN / AFP

BAGDÁ As Naes Unidas declararam o seu mais nível de emergncia para a crise humanitária no Iraque, decorrente do avano de jihadistas do Islmico no e no do país, que forou dezenas de milhares de pessoas a fugirem de suas casas. Autoridades curdas advertiram que a situao na província de Dohuk, com 150 refugiados, é crítica.

A declarao do nível 3 de emergncia vai a mobilizao de recursos adicionais para uma resposta mais s necessidades das populaes afetadas deslocamento forado, segundo o da ONU Nickolay Mladenov, que chamou ateno para a da atual catástrofe humanitária.

A ONU que 1,2 milhes de iraquianos deslocaram-se internamente. Os outros trs países que tm o mesmo status de emergncia so Síria, Sudo do e República -Africana.

Militantes do Islmico e aliados sunitas capturaram grandes faixas territoriais no Iraque, provocando a de membros do minoritário Yazidi e cristos, além de ameaar curdos iraquianos na regio autnoma do Curdisto, no do país.

Dezenas de milhares de yazidis deixaram suas casas e ficaram encurralados na remota de Sinjar. As foras dos EUA realizaram uma misso para a situao do após dias de preocupao internacional e constataram que havia menos pessoas e em melhores condies do que o esperado em porque milhares tinham deixado a nos últimos dias , o que tornou uma misso de improvável. De com as agncias internacionais, curdos da vizinha Síria conseguiram um na , permitindo que de 45 escapassem.

O de Segurana da ONU expressou na quarta-feira nomeao do primeiro-ministro, Haidar al-Abadi, no de Nouri al-Maliki, na esperana de que ele possa um inclusivo e a ameaa . Maliki, do xiita Dawa, é de os sunitas e a violncia uma agenda sectária.

A ofensiva do Islmico, iniciada em junho, mergulhou o Iraque em sua pior crise a retirada das tropas dos Estados Unidos em 2011.