Avano de militantes afeta produo de petróleo no Curdi
LONDRES As empresas de petróleo na regio do Curisto iraquiano comearam a mais funcionários nesta sexta-feira devido aproximao de miltantes do Islmico regional, e a Afren foi a primeira a que está reduzindo a produo.
As aes de empresas de petróleo ativas no do Iraque caíram segundo dia no de Londres, e o de outros campos de extrao e as retiradas de funcionários se tornaram mais prováveis na regio, até relativamente segura comparada ao do país.
O Islmico considera no muulmanos e islmicos xiitas infiéis, e em muitas das cidades que capturou o fez uma severa: -se, ou .
Crianas iraquianas chegam província de Sulaimaniya: EUA comeam a bombardear alvos jihadistas
- REUTERS
O chegou aos de Irbil, cidade de 1,5 milho de habitantes que sedia o regional curdo e filiais locais de muitas empresas internacionais.
Veja Também
A Afren tomou a preventiva de as operaes no de Barda Rash, informou a empresa, acrescentando que está retirando todo o no das instalaes.
A Genel Energy, operadora dos dois grandes campos de extrao de Taq Taq e Tawke, no Curisto, declarou funcionários no essenciais dos campos da regio que no esto produzindo petróleo. Taq Taq e Tawke ainda esto funcionando, afirmou, e esto produzindo uma média de 230 barris por dia esta semana.
A Genel recuperou do declínio de aos investidores a de suas operaes, suas aes mantiveram a de 3% durante o dia e a empresa perdeu quase 20% de seu sexta-feira .
A Afren caiu 4,5%, e a Gulf Keystone Petroleum, outra produtora focada no Curisto, caiu 6,2%, embora ambas tenham se em no final do .
Os Estados Unidos comearam a bombardear alvos jihadistas próximos a Irbil nesta sexta-feira, um dia de o presidente Barack Obama ataques aéreos limitados para o avano do Islmico.
Dezenas de milhares de membros da minoria iraquiana yazidi foram expulsos de suas casas e esto sitiados na .