Página 1 de 1

Britnicos apagaro as luzes para lembrar a Primeira Guerra Mu

MensagemEnviado: Seg Ago 04, 2014 08:10
por NGisela
Britnicos apagaro as luzes para a Primeira Mundial


Príncipe Harry participa de uma , que recorda a data em que o declarou contra Alemanha, em 1914
- EDDIE MULHOLLAND / AFP

LONDRES Há anos, o declarava Alemanha, que dias antes havia invadido a Bélgica, em um que a maioria das pessoas pensava que estaria resolvido até o Natal do ano de 1914. Ao contrário, o durou quatro anos e ficou a . Entre as celebraes para a data, os britnicos apagaro as luzes s 18h (horário de Brasí) desta segunda-feira. Durante uma hora, os principais monumentos do país e milhares de lares ficaro s escuras para o no qual morreram, aproximadamente, um milho de soldados do Império Britnico.

Na época, o ministro das Relaes Exteriores, Edward Grey, cunhou a que ficou famosa pelas perdas no e que hoje inspira a recordao simbólica: As luzes esto se apagando na Europa, no voltemos a v-las em nossas vidas.

Dezesseis milhes de pessoas morreram em uma que ainda influi o no qual vivemos hoje lembrou nesta segunda-feira o vice-primeiro ministro britnico, Nick Clegg.

O primeiro-ministro britnico, David Cameron, pediu aos britnicos que deixem as luzes apagadas e velas acessas, durante uma hora, até s 23h, horário exato da declarao de .

Além dessa recordao, outras acontecem com autoridades políticas e monárquicas. Em Liége, na Bélgica, onde ocorre a principal cerimnia europeia, o foi representado príncipe William, segundo na de sucesso, e sua esposa, Catherine.

O príncipe Charles, herdeiro do trono britnico, e David Cameron participaro de uma cerimnia religiosa na de Glasgow, na Escócia. A rainha Elizabeth II participa de outra cerimnia em Crathie Kirk, perto de sua residncia de vero, em Balmoral, também na Escócia. O príncipe Harry, mais de Charles, participou de uma cerimnia em Folkestone, da Inglaterra, de onde partiram navios com soldados.

Nenhuma cerimnia foi planejada para em Berlim, alem. O país optou pela participao do presidente Joachim Gauck em uma celebrao na terra antes ocupadas Exército alemo, Viel Armand, na regio da Alsácia.

No último domingo, ele esteve do presidente francs, Franois Hollande, em uma aos soldados mortos dos dois países no centenário da declarao de da Alemanha Frana. Foi a primeira vez que um de da Alemanha participa do evento. Os presidentes visitaram a cripta do de Hartmannswillerkopf, onde, abraados, dedicaram um minuto de silncio pelos milhes de mortos de uma que ambos consideraram baseada em errados nacionalismos extremistas.

Na ocasio, o presidente francs fez um apelo de paz ao atual entre Israel e o Hamas, na de Gaza.

Na Rússia, o presidente Vladimir Putin inaugurou um em Moscou, na última semana, e um museu está para ser em So Petersburgo.