Ataques matam um israelense e ferem seis em Jerusalém
GAZA Dois ataques foram registrados em Jerusalém nesta segunda-feira, deixando um israelense e seis feridos, no que parece ser uma reao ofensiva israelense na de Gaza. Os episódios de violncia, descritos pela polícia atos terroristas, ocorrem após o Hamas Israel de uma trégua unilateral de sete horas e levaram ao reforo do policiamento na cidade. Imediatamente após o início do - temporário, um um de refugiados na Cidade de Gaza matou uma de 8 anos e deixou 29 pessoas feridas, enquanto foguetes foram lanados contra o território israelense. Horas , Israel retomou a ofensiva contra Gaza, antes do do período para a trégua humanitária.
Veja Também
Em um bairro de judeus ultraortodoxos em Jerusalém, um dirigindo uma escavadeira atropelou um pedestre e virou um nibus antes de ser baleado e por policiais. O pedestre morreu e mais cinco pessoas ficaram feridas o motorista do nibus, trs passageiros e um policial.
O motorista do trator foi identificado Mohammed Naif Jaabis, um árabe por dos 20 anos, de Jerusalém Oriental. Jaabis deixou a área de construo, andou de 50 metros e atingiu o israelense e o nibus.
Miltantes palestinos realizaram investidas semelhantes no usando veículos de construo . embora a polícia afirme que ele já tivesse se em um problema de segurana anteriormente, a famí negou que ele fosse um terrorista e considerou o episódio um acidente.
Algumas horas , perto da Universidade Hebraica de Jerusalém, um atirador abriu ferindo um gravemente no estmago. As foras de segurana realizam uma caada na de o , que fugiu em uma moto.
Suspeitamos que foi um terrorista disse Yossi Parienti, de polícia de Jerusalém, ao Dois.
O levou a um reforo do policiamento em Jerusalém, com agentes de outras cidades sendo enviados para o . A segurana será aumentada em bairros árabes e judeus onde possam atritos. As autoridades alertaram para os moradores tomarem .
A área do porto de Tel Aviv também teve a segurana reforada, após um ameaar por telefone explodir uma . O interlocutor, que no se identificou, afirmou que estava a um atentado, teria e para sua , em Hebron.
As tenses elevaram-se em Jerusalém no último ms após o início da ofensiva em Gaza e o de um palestino na cidade por israelenses para vingar a de trs jovens israelenses sequestrados e mortos na Cisjordnia.
No houve reivindicaes imediatas de pelos ataques nesta segunda-feira, um porta- do Hamas exaltou a investida:
Nós louvamos as operaes heroicas e bravas em Jerusalém, que vm uma reao aos crimes e massacres pela ocupao contra o nosso em Gaza.
ISRAEL NEGA VIOLAO DE TRGUA
Israel negou violado a oitava de - o início da há quatro semanas, que entrara em vigor s 4h da manh (10h em Israel), em indignao internacional terceiro a uma da ONU que abriga palestinos.
O porta- do Ministério da Saúde de Gaza, Ashraf Al-Qidra, disse que o aéreo a uma no de Shati aconteceu após a trégua comeado.
Uma porta- israelense, citada pela agncia Reuters, disse estar apurando o que aconteceu no de refugiados. Segundo ela, quatro foguetes haviam sido disparado de Gaza o início da trégua, sendo que dois detonaram de Israel. No há relatos de mortes ou danos.
As sete tréguas anteriores fracassaram poucas horas de terem comeado. As foras militares de Israel explicaram que a desta segunda-feira tinha o objetivo de uma humanitária e o de palestinos deslocados a suas casas. A trégua, no entanto, no incluía áreas onde as tropas ainda estavam operando ou iriam a .
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou nesta segunda-feira que a "operao em Gaza está em e que os ataques só devem quando a segurana e forem devolvidas aos cidados israelenses".
Nós atingimos o Hamas e as organizaes terroristas com um duro golpe. No temos nenhuma inteno de os moradores de Gaza, é o Hamas que está prejudicando a situao e também tentando impedi-los de humanitária declarou o premier.
EXRCITO LDER DA JIHAD ISLMICA
Mais cedo, um aéreo israelense matou um líder miltante da Jihad Islmica, em Gaza, poucas horas antes do -. O , próximo do Hamas, disse que seu comandante morreu em um que atingiu sua pouco antes do .
Outros ataques aéreos israelenses no de refugiados de Al-Shati, a da cidade de Gaza, deixaram ao menos 15 feridos, de com a agncia de notícias palestina Maan.
O anúncio da trégua segue a deciso do gabinete de segurana de Israel de no tentar a um por de negociaes com o Hamas e outros grupos palestinos em Gaza. O porta- do Hamas, Sami Abu Zuhri, disse que o estava cético o -.
A que Israel declarou é unilateral e tem objetivo a ateno dos massacres israelenses. No confiamos em tal e alertamos nosso para disse Zuhri.
Israel vem diminuindo suas operaes por terra o de semana, manteve seus bombardeios aéreos, marítimos e de artilharia. No 28 dia de ofensiva, ataques aéreos continuaram durante a noite em Gaza, embora em menor do que nas noites anteriores. A deixou até o mais de 1.800 palestinos e mais de 60 israelenses mortos.
O porta- do Exército israelense Peter Lerner disse que as Foras de de Israel estavam perto de sua misso de a rede de túneis do Hamas que leva até Israel. Moradores de algumas áreas de Gaza, que tinham sido advertidos para se retirarem, foram informados de que poderiam para suas casas.