Obama pede cessar-fogo humanitário em Gaza a primeiro
TEL AVIV O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama presionou, em por telefone, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, a um - humanitário e incondicional em Gaza, informou a Branca neste domingo.
Veja Também
Instando um das hostilidades com no de - de 2012, Obama acrescentou que "em última análise, soluo duradoura para o israelense-palestino deve o desarmamento de grupos terroristas e a desmiltarizao de Gaza."
Israel rejeitou neste domingo uma das Naes Unidas e do Hamas para uma trégua humanitária na de Gaza, afirmou o israelense "Haaretz", citando um do . Em entrevista, o primeiro-ministro Benjanmin Netanyahu acusou o islmico que controla o território palestino de um - por um lado, de a foguetes outro. Segundo o Exército israelense, meia-noite, 56 foguetes e morteiros foram disparados de Gaza contra Israel, sete deles acabaram interceptados e 39 caíram em , o dos no foi .
Mais cedo, os extremistas haviam concordado com a dos ataques por 24 horas, após o israelense a ofensiva por de disparos de foguetes contra o e de Israel Gaza. Questionado se Israel aceitaria a , Netanyahu disse CNN: "O Hamas no aceita o seu próprio -, continua disparando contra nós". O premier ainda ressaltou que o vai todas as aes necessárias para os cidados.
O 20 dia da ofensiva em Gaza comeou com uma trégua, que durou pouco. Israel havia concordado com um das Naes Unidas para um - de 24 horas, advertiu que agiria se o fosse violado Hamas e que continuaria rastreando e destruindo túneis militares cruzando a .
A princí, os extremistas palestinos disseram que no aceitaria o , a menos que as tropas rivais deixassem Gaza, e continuaram a foguetes contra Israel. disso, o israelense retomou a ofensiva.
dos incessantes ataques com foguetes lanados Hamas durante o período de trégua, para o da populao em Gaza, o Exército vai os ataques aéreo, naval e em na de Gaza disse um Exército israelense. do que vimos esta manh, é que temos de os ataques ainda com mais fora disse o ministro israelense das Comunicaes, Gilad Erdan, Rádio do Exército.
, pouco , o recuou e aceitou uma trégua de 24 horas. A do Fitr, que o do ms do do Ramad, comeará na segunda ou tera-feira.
Israel reagiu ao acusando o Hamas de o - que ele mesmo pediu e afirmando que as operaes israelenses em Gaza iro para tentar a rede de túneis que o Hamas construiu na e seus depósitos de foguetes.
Israel está fazendo o que outro país faria, e o que os Estados Unidos fariam, se de seu país estivesse e voc tivesse 60 ou 90 segundos para a um refúgio afirmou o premier.
Na manh deste domingo, tanques e artilharias israelenses bombardaram alvos ao da de Gaza, provocando colunas de fumaa negra no céu e sinalizando o do -. Testemunhas palestinas relataram ataques no da Cidade de Gaza. Os servios de emergncia anunciaram a de ao menos nove habitantes, incluindo uma .
o início do , em 8 de julho, mais de 1.000 palestinos e 46 israelenses foram mortos, incluindo 218 crianas. A maioria das vítimas em Gaza so civis, segundo funcionários de saúde palestinos.
Durante a trégua no sábado, moradores de Gaza saíram s ruas para cenas de destruio em em algumas áreas, incluindo Beit Hanoun, no e no de Shejaia. Israel espera que as imagens devastadoras convenam os habitantes de Gaza para pressionar o Hamas a a , com de mais destruio.