Kerry tenta convencer líder curdo a reformar governo
IRBIL, Iraque - O secretário de dos EUA, John Kerry, chegou de nesta tera-feira regio autnoma curda do Iraque, de Bagdá, tentando um de seus líderes políticos de que o de liderana xiita é a melhor de frear a insurgncia sunita que está empurrando o país para a .
Veja Também
- Kerry vai prometer ajuda ao Iraque em reunio da Otan
- EUA temem interrupo do fornecimento de petróleo por conflitos no Iraque
- Ir rejeita interveno dos Estados Unidos no Iraque
- EUA pedem que iraquianos encontrem um líder inclusivo
- No Iraque, xiitas se armam em Cidade Sadr
- Militantes iraquianos tomam posto de fronteira com a Síria
Kerry chegou nesta tera-feira em Irbil, a da regio autnoma curda, para se com um líder chave que há anos tem enfrentado o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki. Kerry espera que o do presidente regional curdo, Masud Barzani, force Maliki a mais s minorias sunita e curda, e asim o para Bagdá que tem o Islmico no Iraque e na Síria (Isis).
O da Barzani é porque os curdos representam de 20% da populao iraquiana e tendem a votar um . Isso tornou os curdos no chave do político iraquiano.
Há anos que tenses profundas separam Barzani e Maliki, e suas diferenas se agravaram há pouco quando o regional curdo comeou a exportar petróleo através da Turquia sem a Bagdá a dos benefícios correspondentes. Na regio curda há vários campos petrolíferos de importncia, o que permitiu uma econmica e de segurana sem no do Iraque.
Kerry se reuniu na segunda-feira com vários líderes iraquianos em Bagdá, incluindo Maliki, em uma que se descreveu uma de acusaes com mais que compromissos. Ainda assim, Kerry disse que todos os líderes concordaram em o de formao de um em 1 de julho, antes da data exigida pela Constituio para o entre os grupos políticos iraquianos, divididos por motivos religiosos e étnicos.
As autoridades confiam que com um estável, as foras de segurana iraquianas se vejam motivadas para a insurgncia no de , fizeram ano em várias cidades de zonas em sunita.