BAGDÁ - A Otan inicia nesta tera-feira uma reunio para abordar em detalhes a situao no Iraque, um dia do prometido Secretário de dos EUA, John Kerry, a Bagdá contra a "ameaa existencial" da ofensiva de insurgentes sunitas.
Veja Também
A reunio de dois dias dos ministros das Relaes Exteriores dos países da Otan comeará noite em Bruxelas, um dia da visita de Kerry a Bagdá.
O titular da diplomacia dos EUA pediu aos líderes iraquianos com quem se conversou durante o dia em Bagdá que ponham de lado suas diferenas e governem unidos para derrotarem juntos os radicais que lanaram sua ofensiva há doze dias.
Os insurgentes liderados Islmico no Iraque e na Síria (Isis) conquistaram na segunda-feira a cidade sunita estratégico de Tal Afar, na província de Nínive, e seu aeroporto, se retiraram sem de um na com a Síria na véspera e que está novamente nas mos das foras armadas.
No de semana já tinham trs outras localidades da também estratégica província ocidental de Al Anbar, incluindo outro fronteirio com a Síria que segue ainda o controle dos radicais.
Esta província se encontra na com a Jordnia e a Síria. O Isis pretende um califado islmico em uma área entre o Iraque e a Síria.
O Iraque enfrenta uma ameaa sua e os líderes iraquianos devem a essa ameaa disse Kerry durante uma entrevista coletiva na embaixada dos EUA em Bagdá, após uma reunio com o primeiro-ministro Nuri al-Maliki.
um crítico do Iraque e um de extrema urgncia. o para os dirigentes iraquianos de decises disse ele, num em que Maliki, primeiro-ministro do Iraque 2006, é criticado por sua política sectária, a marginalizao da minoria sunita, alimentando a ofensiva jihadista.
Kerry disse que o de Washington para o Iraque será e contínuo, acrescentando que se os líderes iraquianos tomarem medidas para o país será mais .
O presidente Barack Obama anunciou na semana o envio de conselheiros militares para o Exército iraquiano para ofensiva jihadista, excluiu no ataques aéreos, havia Bagdá.
Obama também pediu para Maliki suas políticas sectárias e pela unidade do país.
de sua misso na regio, Kerry vai para Bruxelas e Paris, de no Egito e na Jordnia.