RAMADI, Iraque - Extremistas sunidas invandiram neste sábado o campus da Universidade de Ramadi, no do Iraque, mantendo dezenas de estudantes reféns. De com primeiras informaes locais, os homens fazem do radical Islmico do Iraque e do , que controla há meses a província de Anbar .
Policiais afirmaram que os extremistas entraram na universidade por do de al-Tasha, explodindo uma ponte que ligava a cidade ao campus. Toda a área foi isolada por foras de segurana.
Um dos estudantes, Ahmed al-Mehamdi, conseguiu para a agncia de notícias Associated Press e relatou a ao. Ele disse que acordou com tiros e viu homens armados correndo campus. Segundo o , os militantes entraram no dormitório e disseram a todos para em seus quartos.
A regio há tempos é dominada por radicais islmicos, que impedem que o do chegue ao . No final de abril, a populao foi impedida de votar nas eleies parlamentares do Iraque.
Analistas afirmam que a violncia sectária na regio é consequncia da na Síria, país aos iraquianos. O Islmico do Iraque e do vem realizando ataques mortais nos dois lados da , impondo a islmica estrita nas áreas que ele controla.