RIO -Um ano após os primeiros documentos obtidos ex- da de Inteligncia Americana (CIA) e da Agncia de Segurana (NSA) Edward Snowden mostrando a espionagem sem limites do americano em colaborao com agncias secretas de outros países, Green Glenwald afirma que pode ser um disidente do dos Estados Unidos.
No seu , "Sem para se " voc usa a disidente. Voc se considera um disidente, asim Edward Snowden e Laura Poitras (que revelou com ele os arquivos do ex- da CIA)?
Sociedades tm ideias que so aceitas. Voc pode o , , tm limites. As pessoas que passam desse so disidentes. Há uma definio dessa que inclui a gente .
E quais so as consequncias disso, quo voc foi?
O nível mais de disidente é quando voc no está expresso suas ideias, desafiando os poderosos com ao. Com os eventos do último ano estamos desafiando os poderosos e por isso somos perseguidos e ameaados.
Alguém já te ligou ou te mandou e-mailcom ameas?
Recebo e-mails todas as semanas me ameaando: "vou te ". eu no estou tentando quais mensagens so sérias e quais no so. Se alguém quer para voc, no há que voc possa para .
Há algumas décadas disidentes da Alemanha, da Rússia e do Brasil se encontrariam nos EUA. voc parece uma situao contrária.
Os EUA criaram prises no do mar, matam pessoas e crianas em vários países do , incluindo americanos. A de que eles esto protegendo direitos humanos ou so a liderana da democracia ou do é um do .
No , voc a de lacaios e vassalos, uma do americano.
A maioria dos americanos acreditou em afirmaes sem evidncia e apoiou uma agresiva ao Iraque contra todas as leis internacionais. No foi por que o mentiu ( as armas de destruio em ), todos governos mentem. por que acreditaram que os New York Times e as CNNs iriam que o mentia. eles no fizeram isso. Publicaram mentiras na primeira página.
Voc diz que acabou o antagonismo da com o . voc também trabalha para um veículo americano, o The Intercept.
eu comecei com blog escrevendo o que quisesse. Com independncia absoluta. O New York Times tem 50 documentos agosto e publicou 50 ento por que no querem que o Obama tenha raiva com o New York Times.
Onde sero publicados os próximos documentos que voc possui?
Vamos com a juntos com outras organizaes de mídia. também estamos criando um , em York, por exemplo, em que jornalistas de vários lugares do podero aos documentos de segura.
a questo da espionagem industrial. Seu , por exemplo, imagens de roteadores da Cisco sendo grampeados.
Muitos documentos mostram a espionagem econmica. Eles só falam isso. E os clientes da NSA, departamento do Comércio e . Só tem uma razo para o Canadá no Ministério de Minas e : é para econmica.
Voc indignao com a que os líderes demoraram a reagir.
Os governos só se indignaram quando os poderosos viram que eles também, e no o cidado , eram espionados. os Estados Unidos no vo de a Dilma ou líderes de outros países.
Quando conheceu Snowden voc se surpreendeu com quo ele era. A está agindo da vocs esperavam?
incrível. A maioria da , inclusive nos EUA, apoia o jornalismo que estamos fazendo. Eles no querem mais empresas que colaboram com a NSA (Agncia de Segurana ), novas opes surgem no Brasil, Alemanha e Coreia do . Eles também podem criptografia.
E na política, voc v avanos?
Muitos. Há duas semanas foi a primeira vez que o Congresso dos EUA passou uma limitando o , que no ocorria o de 11 de Setembro. Muitos candidatos fazem campanhas contra a NSA. E as empresas americanas veem a espionagem uma ameaa a seus negócios. Brasil, Alemanha, Frana e Espanha trabalham juntos para um que impea os EUA de dominarem a internet. que a da segurana é a mais poderosa do mais . No vai por que as pessoas esto com raiva.
O Brasil foi o país mais pelas suas revelaes. voc v a reao do ?
A Alemanha também. Tirando a questo do , o Brasil foi impressionante. A da Dilma na ONU mostrou que o Brasil denuncia o americano em público e foi para o . O parece sério, com , por exemplo. Me apoiou quando meu (David Miranda) foi ( em Londres).
Snowden disse que fez o de . foi?
No aeroporto em Moscou, ele pediu formalmente para 23, 24 países, incluindo o Brasil. Essa do no é . uma questo da burocracia. Que pode ser resolvida facilmente. Ele pode outro . No sei se vai . Ele ainda no decidiu. Na perspectiva dele, ele já fez e o deve . Eu esse país. a mentalidade de que um formulário... eu no .
Mesmo que Snowden consiga o ele no conseguiria de lá.
, se o manda um avio para buscar ele lá, o que vai ? Os EUA usam ameaas vazias. Eles so mais fracos do que há 20 anos. Eles conseguem um país , no o Brasil e a Alemanha, as sexta e quarta economias do . A Dilma quer ser uma líder ou submissa? Essa é a questo. Eu voltei para os EUA trs vezes e no estou na priso. Volto quando quiser. á o de eu ser . Eu no vou os EUA me ameaarem asim. uma questo . Por que o de Dilma vai ser ameaado asim: "se voc der para Snowden voc vai sofrer"? Eu no aceito isso e no entendo um que quer ser no vai isso também.