BOGOTÁ O do candidato presidencial colombiano Oscar Iván Zuluaga afirmou nesta -feira, que o vídeo que o candidato ao lado de um hacker foi manipulado para prejudicá-lo nas eleies do próximo domingo.
No último domingo a Semana publicou um vídeo no qual Zuluaga aparece ao lado de Andrés Fernando Sepúlveda, um em informática há mais de duas semanas por invadido o correio eletrnico do presidente, Juan Manuel Santos, e de delegados em Cuba das Foras Armadas Revolucionárias da Colmbia (Farc), que negociam um de com o 2012.
Mais que uma edio, há uma manipulao e a produo de uma montagem, com o propósito de impacto político, sem precedentes na História da Colmbia afirmou o Jaime Granado, que no explicou exatamente o que teria sido manipulado nas imagens, alegando que o era uma questo da investigao que deveria ser adiante pela Procuradoria.
Granado apresentou uma denúncia contra o Rafael Revert, que teria filmado Zuluaga no escritório de Sepúlveda, no em que parecia informaes os chefes das Farc.
De com o , Zuluaga e Sepúlveda se encontraram menos uma vez. Veículos de comunicao de Bogotá afirmam que o candidato aparece no vídeo dizendo coisas que no disse na . A divulgao do vídeo colocou o candidato no de um escndalo, obrigando-o a vários compromissos com emissoras de rádio na reta final da campanha eleitoral.
O vídeo foi um dia que o principal estrategista de Santos, o venezuelano Juan José Rendón, se viu a a campanha que um traficante afirmou, nos Estados Unidos, que deu a ele US$ 12 milhes por sua mediao na entregue de sete traficantes s autoridades colombianas, em 2010.
Rendón, que negou a acusao, foi nesta semana pela Procuradoria colombiana, em Miami.