OBRENOVAC, Sérvia - Ao menos 30 pessoas morreram nas inundaes dos últimos trs dias na Bósnia e na Sérvia, que obrigaram a evacuao de milhares de habitantes da regio, informaram neste sábado as autoridades dos dois países.
Mais de 20 corpos foram transportados para o necrotério de Doboj declarou Obren Petrovic, prefeito desta cidade do da Bósnia ao estatal FTV.
Outros quatro corpos foram encontrados na cidade de Maglav e um em Samac, também no da Bósnia, segundo fontes oficiais.
Na Sérvia, onde o balano é de trs vítimas, as autoridades informaram neste sábado a de novos corpos, embora no tenham o número final de falecidos até que os de tenham sido concluídos.
Descobrimos vários cadáveres em Obrenovac (perto de Belgrado). As pessoas tm do que podemos quando as águas baixarem declarou o premier Aleksandar Vucic em uma coletiva de .
Dezenas de cidades da Bósnia e da Sérvia foram invadidas pelas águas quarta-feira. Neste sábado, as chuvas perderam , a dos rios segue provocando estragos e milhares de pessoas permanecem isoladas em casas e prédios, só acessíveis por botes infláveis ou helicópteros.
Os helicópteros retiram mulheres e crianas, no podem todo . Os pilotos contam que muita gente acena pedindo dos tetos dos prédios revelou o prefeito de Samac, Savo Minic.
Na Sérvia, milhares de pessoas foram evacuadas de uma de cidades, da inundao ou do de deslizamento de terra. Em Belgrado, 13 centros de atendimento foram montados para os desabrigados, incluindo um ginásio de esportes, onde esto 400 pessoas. Os diques ao do Rio Sava cederam na regio de Obrenovac e as águas ameaam a térmica Nikola Tesla, que produz 50% da consumida na Sérvia.
Ao menos 140 residncias esto sem na Sérvia e na Bósnia. Bósnia e Sérvia no registravam chuvas to intensas há 120 anos. A cidade de Doboj, que foi a que mais sofreu com a tragédia.
Foi difícil em Doboj, porque as águas da agiram uma tsunami, chegando a trs, quatro metros de . Ninguém poderia resistido disse Gojko Vasic, de polícia da República Autnoma Sérvia da Bósnia.
O número de mortos na Bósnia já chegou perto de 30.
Temos que e afirmou Vucic em entrevista coletiva conjunta com o líder bósnio, Milorad Dodik.
o número de mortes do lado bósnio, Dodik afirmou:
Temo que no seja o final.
A estrela sérvia do tnis Novak Djokovic fez um apelo neste sábado para que a internacional ajude seu país.
uma catástrofe total que atinge propores bíblicas, a pior inundao já na Europa disse o tenista número 2 do após sua classificao para a final do ATP Masters 1000 de Roma.
Vários países da Unio Europeia já enviaram regio. Milhares de voluntários se uniram aos bombeiros, soldados e policiais para barreiras para a água feitas de sacos de areia na sérvia, Belgrado, e na cidade de Sabac, no do país. O Rio Sava atingiu seu maior nível já registrado na Sérvia, segundo o Exército, crescendo a uma de trs centímetros por hora, após vários dias da chuva pesada.
de pessoas foram retiradas da regio de Zeljezno Polje, no da Bósnia, onde centenas de casas foram destruídas por deslizamentos de terra.
Acho que poderemos para a nossa vila afirmou o im muulmano Zuhdija Ridzal. Ela desapareceu.
Na cidade fronteiria bósnia de Bijeljina, as autoridades disseram que evacuariam 10 pessoas. Mais de 15 já foram evacuadas na Sérvia.
Deixamos para trás o , a motocicleta, ferramentas, todo o nosso mobiliário, objetos de disse Dragana Ilic, de Obrenovac evacuada para um , em Belgrado. Nós só pegamos nossos telefones celulares e saímos. Todas as nossas identificaes foram deixadas para trás. Toda a está debaixo dágua.