Rússia ameaa retaliar sanes com fim de cooperao espac
MOSCOU A Rússia afirmou nesta tera-feira que pode o dos EUA para prolongar o da Estao Espacial Internacional para além de 2020 retaliao s sanes americanas impostas o país na esteira da crise ucraniana. A estao é uma vitrine da cooperao entre potncias após o da Fria.
O anúncio veio reao proibio de Washington da exportao de materiais de tecnologia para a Rússia. A Branca lidera os esforos ocidentais para o Kremlin que considera sua participao na desestabilizao do da Ucrnia.
Estamos preocupados com a projetos de tecnologia com um to pouco confiável quanto os Estados Unidos, que poltiza tudo disse o vice-primeiro-ministro do país Dmitry Rogozin.
A retaliao s sanes ocidentais também se á, aos motores de foguetes russos usados pelos americanos para satélites.
junho o de GPS (Global Positioning System, usado para localizar de aeronaves a celulares) será em 11 pontos do território russo, segundo o vice-ministro.
A inteno de Washington é o prazo de da estao espacial até 2024, quatro a mais do que o . Símbolo de um do nuclear, o projeto é em US$ 100 bilhes e envolve 15 naes.
que os EUA abandonaram seu projeto de nibus espaciais a russa Soyuz tem sido a única dos astronautas chegarem a estao espacial, a maioria deles é de americanos.
Estas sanes ( de artigos de tecnologia) esto fora do e so inapropriadas disse Rogozin Nós já temos próprios problemas suficientes.
A resposta de Moscou afetaria dois motores em nos EUA, o NK- 33 e o RD- 180, usados em foguetes fabricados pela Lockheed Martin e pela Boeing. Ambas possuem uma joint venture que detm um monopó virtual o lanamentos de satélites militares nos EUA.
Estamos prontos para estes motores, com uma condio que no será usado para satélites miltares disse Rogozin os motores
Segundo a joint veture das duas empresas, existem alternativas de lanadores.
Rogozin disse que Moscou planeja mudanas estratégicas na indústria espacial após 2020 e que á as verbas e os recursos intelectuais para outros projetos. Segundo ele, os russos podem sua na estao sem os americanos.
O russo pode do americano. O dos EUA no.
Além de o GPS, o vice-primeiro-ministro russo afirmou que á com os EUA a instalao de pontos para seu próprio de navegao, o Glonass. Ele afirmou que o dos pontos de GPS na Rússia será se no houver um até setembro.