KRASNOARMEISK, UCRNIA - Oficiais do Exército da Ucrnia abriram contra uma multido neste domingo na cidade de Krasnoarmeisk, no do país. O público participava do referendo organizado por insurgentes pró-Rússia em um prédio da prefeitura para a independncia da regio em relao Kiev. De com agncias notícias locais, menos uma foi morta e outra ficou . o líder pró-Rússia Denis Pushilin disse um número "no quantificado de mortes".
Os militares teriam atirado após o das urnas de votao. Há relatos de que os manifestantes tentaram bloquear a do prédio, intimidando os guardas. Vídeos publicados na internet mostram homens armados com AK-47 gritando para a multido: "Vo embora", "vo para ". Um engatilha a arma. Segundos , um avana na direo de outro , também com AK-47. O dispara um de advertncia para o , isso no detém o . Ele se aproxima e os tiros continuam a ser ouvidos. O manifestante é atingido por um e cai ao cho.
Horas antes, tropas ucranianas chegaram cidade, 20km da regional, Donetsk, onde é o referendo que prev a independncia de toda a província. Eles se aproximaram da prefeitura e chegaram a efetuar prises de insurgentes que organizavam a votao do lado de fora do prédio. Minutos , uma multido cercou os miltares em um de intimidao. Foi quando a comeou a contra o público.
Diferentemente do , mais próximo da órbita da Europa, o da Ucrnia é por cidados de russa, que falam russo e vivem influencia do . Além de Donetsk, a província de Luhansk também organizou um referendo neste domingo para sua independncia em relao ao do país e a criao de uma república popular.
As votaes so consideradas ilegais por Estados Unidos e pela Unio Europeia, que exigiram da Rússia uma posio mais os atos. Nesta semana, o presidente russo, Vladimir Putin, pediu para que os insurgentes na ucrnia cancelassem o referendo, estes no aceitaram e seguiram com o pleito.