Ucrnia: rebeldes de Donetsk anunciam vitória em refer
DONETSK - Rebeldes das regio separatista de Donetsk, no da Ucrnia, declararam na noite deste domingo que a populao expressou de se do do país. O veio horas após o término de um referendo que decidiu a independncia da província. De com dados "oficiais" da Comisso Eleitoral de Donetsk, 89% dos cidados votaram pela separao. O pleito teve o de 74,87% dos habitantes da regio, segundo os rebeldes.
Foi fácil a recontagem porque o número de votos contrários foi , e os votos nulos, baixos. Dissemos ao que queremos mudanas, queremos que nos escutem afirmou Roman Lyagin, da comisso que organizou o referendo separatista.
Mais cedo, os pró-russos anunciaram que pretendem seu próprio exército e advertiram o ucraniano de que foras de segurana de Kiev presentes no passaro a ser consideradas invasoras.
Todas as tropas militares em nosso território sero consideradas ocupantes e declaradas ilegais disse Denis Pushilin, líder da autoproclamada República Popular de Donetsk. necessário corpos estatais e autoridades miltares o mais possível.
Sem observadores internacionais e sem por do , o referendo foi marcado por confltos, acusaes de corrupo e até por disparos de arma de . E aumenta as preocupaes de uma ciso na Ucrnia, quase dois meses da anexao da Península da Crimeia pela Rússia.
Em Krasnoarmeisk, 20km da regional Donetsk, soldados do Exército ucraniano dispararam contra uma multido que compareceu votao, em ao prédio da prefeitura . Há relatos de que os manifestantes tentaram bloquear a do prédio, intimidando os guardas. menos uma teria morrido, e outra teria ficado . Já Denis Pushilin, um dos líderes pró-Rússia, disse um número de mortes. Os miltares teriam atirado após o das urnas de votao.
Vídeos publicados na internet mostram homens armados com AK-47 gritando para a multido: "Vo embora", "Vo para ". Um engatilha a arma. Segundos , um avana na direo de outro , também com um AK-47. O dispara um de advertncia para o , isso no detém o . Ele se aproxima e tiros continuam a ser ouvidos, até que um manifestante é atingido e cai ao cho.
Denúncias locais indicam que várias pessoas votaram duas vezes em algumas sees. E trs homens teriam sido presos num perto de Slaviansk com urnas cheias de cédulas fraudadas e marcadas com o .
Diferentemente do , mais próximo da órbita de influncia da Europa, o da Ucrnia é por de cidados de russa, que falam russo e vivem influncia do .
Além de Donetsk, a província de Luhansk também organizou um referendo neste domingo para sua independncia em relao ao do país e a criao de uma república popular. Ainda no há dados o da votao no .