KUALA LUMPUR Zaharie Ahmad Shah, de 53 anos, era to por que construiu, ele mesmo, um simulador de voo em . Fariq Abdul Hamid tinha 27 anos, pensava em se e se orgulhava do após a formao que o habilitava a o Boeing 777. , todas as especulaes de que a desaparecida pode sido desviada por alguém que sabia operá-la, os dois tornaram-se suspeitos. A polícia anunciou estar investigando os registros psicológicos dos dois, suas vidas familiares e amizades embora a Malaysia Airlines quanto o público malaio defendam a reputao de piloto e copiloto, considerados homens respeitáveis.
Mais , Fariq ganhou mais ateno por sido num escndalo anterior. Em 2011, durante um voo de Phuket, na Tailndia, para Kuala Lumpur, ele e outro piloto convidaram duas mulheres para visitar a cabine de comando. Fotos reveladas por uma delas, a -africana Jonti Roo, revelam o fumando e flertando. Dizendo-se chocada com o episódio, a Malaysia Airlines prometeu .
amigos defendem o . Mais dos cinco filhos de um funcionário público do malaio de Selangor, Fariq entrou na empresa em 2007. Tinha 2.763 horas de voo e recentemente comeara a copilotar o sofisticado Boeing 777.
Era um , um muulmano, e . No acho que era um playboy, no sei a dele disse o im Ahmad Sarafi Asrah, líder comunitário da mesquita próxima de Fariq, num bairro de média nos de Kuala Lumpur.
Um , Ayop Jantan, contou que o copiloto estaria e planejando o .
Já Zaharie, piloto responsável voo MH370, entrou na Malaysia Airlines em 1981 e tinha mais de 18 horas de experincia no . Adorava futsal, e amigos o descreveram um faz-tudo que gostava de consertar coisas e cozinhar para servios comunitários do bairro. Seu perfil no Facebook o de sua paixo: tinha uma coleo de pequenos avies comandados por controle remoto e dois helicópteros. Ele também postou fotos do simulador que construiu em com trs grandes monitores de computador e outras parafernálias. Questionado se era que pilotos tivessem equipamentos assim, o presidente da Malaysia Airlines, Ahmad Jauhari Yahya, respondeu:
Cada um é para o que quiser.