Letnia demite ministro que quer marchar com veteranos nazist

Letnia demite ministro que quer marchar com veteranos nazist

Mensagempor AClementina » Sáb Mar 15, 2014 01:52

Letnia demite ministro que quer com veteranos nazistas

RIGA O da Letnia, ex-república soviética no Mar Báltico, anunciou nesta sexta-feira a demisso o ministro do , Einars Cilinkis, por se recusar a a para no participar da anual de veteranos letes que lutaram na Waffen-SS uma das principais foras de do nazista alemo na Segunda Mundial (1939-1945).

Integrante do de extrema- Aliana , Cilinkis garantiu que estará presente manifestao no domingo mesmo de a primeira-ministra Laimdota Straujuma que nenhum membro do Gabinete se envolvesse na .

A determinao do no ocorre devido polmica despertada pela manifestao em si; há também o de que o episódio pudesse com a Rússia. Com 27% da populao de 2,1 milhes de habitantes, os russos so o segundo maior étnico da Letnia e repudiam a dos ex-soldados nazistas, alegando que distorce a história e desrespeita vítimas da . A participao de um ministro na manifestao poderia Moscou a interceder com a justificativa de a minoria russa na Letnia fez recentemente na península ucraniana da Crimeia.

Hoje na dos 80 e 90 anos, os letes que integraram as foras nazistas afirmam que estavam defendendo a liberdade de seu país no da , para que no voltassem Unio Soviética, e tm o de muitos compatriotas ainda hoje. A independncia da Letnia só veio em 1991, com o da Unio Soviética, e milhares de letes foram executados ou deportados para a Sibéria durante a ocupao do território soviético antes da Segunda .

Os veteranos garantem lutado na de , sem relao com a da Waffen-SS responsável por judeus no . Documentos da época mostram que mais de 60 judeus, praticamente toda a judaica da Letnia, foram assassinados pelos nazistas.

O ministro Cilinskis justificou sua deciso de ir dizendo que um país que no respeita seus heróis no tem , informou o Baltic News Service. menos 140 letes integraram as fileiras da Waffen-SS.

A manifestao acontece em 16 de maro, coincidindo ano com o referendo em que a populao da Crimeia á se concorda com a anexao Rússia, aprovada , ou se permanece na Ucrnia, com mais .

AClementina
 
Status: Offline
Mensagens: 85
Registrado em: Sáb Abr 02, 2011 08:00

Voltar para Mundo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes

cron
Política de Privacidade