Judeus ultraortodoxos protestam contra o fim de dispensas mi
JERUSALM - Milhares de judeus ultraortodoxos promoveram uma protesto em Jerusalém neste domingo contra uma de que acaba com as dispensas do servio em sua , o que encerraria uma tradio mantida a fundao de Israel. Líderes pediram para homens, mulheres e crianas participarem do protesto contra a legislao, que encerra dispensas de servio para estudantes seminaristas e que deve ser aprovada nas próximas semanas.
A questo está no de um caloroso no país. A maior dos israelenses, homens e mulheres, so convocados para o servio quando fazem 18 anos de idade, a maior dos judeus ultraortodoxos, ou "haredim", so dispensados.
A polícia afirmou que centenas de milhares participaram do protesto, promovido a de uma . A mídia israelense estimou que entre 250 e 400 pessoas participaram do protesto.
A manifestao paralisou partes de Jerusalém, bloqueou a principal da cidade e interrompeu o público.
- Queremos que estamos unidos e que queremos essa que esto tentando nos impor. O exército no é nosso de . No é por nossos rabinos - disse Mordechai Stelzer, de 18 anos.
Os haredim afirmam que o das escrituras sagradas é o da judia e que os estudiosos tm o de devotarem-se em para a tradio.