Presos talibs fogem pela porta da frente de priso em Kandaha
CABUL - Pela quarta vez em uma década, insurgentes do Talib escaparam da fortemente vigiada priso de Saposa, em Kandahar, confirmaram ontem autoridades afegs.
A , na última -feira, foi menor do que as anteriores, nas quais centenas de prisioneiros escaparam foi particularmente constrangedora. Desta vez, um documento foi forjado, permitindo que ao menos prisioneiros deixassem a pela porta da , do dia.
Os fugitivos esto entre os insurgentes mais proeminentes que estavam presos em Sarposa acusao de terrorismo. So seguidores do comandante talib Mohammad Munib, que se especializou em planejar assassinatos e atentados suicidas.
Isso é resumiu Hajji Agha Lalai, membro do Provincial de Kandahar, para quem é óbvio que os fugitivos tiveram de da priso.
Autoridades afegs só confirmaram a ontem, o Talib no esperou para seu sucesso. Através de táticas inteligentes, libertamos 23 de nossos bravos combatentes da priso de Kandahar, escreveu o porta- do no do Afeganisto, Qari Yousuf Ahmadi, em um e-mail .
Funcionários do afego, porém, só admitem a de pessoas. De com Perwaiz Najeeb, de Gabinete do de Kandahar, uma da Diretoria de Segurana originalmente listava 18 prisioneiros que deveriama ser liberados. A foi alterada para o nome de mais insurgentes.
Em pashtun, é fácil um 1 em um 2 e um 18 em 28. Estamos tentando quem está nesta disse Zia Durani, porta- da polícia de Kandahar.
Lalai, do provincial, diz que 11 agentes penitenciários saíram da com os presos libertados e no voltaram a ser vistos ento:
Isso indica que houve um para esses prisioneiros, e isso é para todas as foras de segurana e fora da priso.
Doadores internacionais já contribuíram duas vezes para reconstruir a priso de Sarposa após fugas em . Atualmente, ela abriga 2.600 prisioneiros, 1.500 so insurgentes do Talib. Em 2008, membros do atacaram a priso com um de explosivos. que o porto foi destruído, 30 insurgentes invadiram a priso, matando 15 guardas e libertando 1.200 prisioneiros.
Duas reconstrues
Soldados canadenses reconstruíram a priso após esse , tornando seus muros e portes impenetráveis. em 2011, insurgentes cavaram um túnel de 400 metros para o outro lado de uma rodovia próxima, permitindo que 476 prisioneiros escapassem. disso, o Exército americano ajudou a reconstruir a priso, e no houve mais fugas registradas até a desta semana.
Tudo que eu posso é que o formulário de liberao no foi emitido daqui de Cabul afirmou o general Salaaam Asmat, funcionário da Procuradoria- afeg.
Ele diz que uma investigao a está em e que duas pessoas já foram presas.