Hotel vira hospital e necrotério de manifestantes na
RIO E KIEV Com para a Praa da Independncia, o epicentro dos protestos contra o , o Hotel Ucrnia tornou-se um dos protagonistas dos violentos confrontos ocorridos entre policiais e manifestantes nesta -feira em Kiev ao -se, ao mesmo , hospital e necrotério para opositores.
"A recepo do meu hotel no é mais um necrotério. um hospital. Sem chances de uma cerveja no bar do lobby", escreveu o Daniel Sandford, da BBC.
My hotel reception is no longer a . It is a hospital. No chance of a beer in the lobby bar. pic.twitter.com/6rKWyInqPJ
— Daniel Sandford (***) 20 fevereiro 2014
Com uma divisória feita por lenóis, da recepo do hotel foi ocupada por macas e voluntários, e a outra acomodava os mortos. Marcas de sangue dominaram o cho do . " comea após a remoo de 12 corpos do lobby do Hotel Ucrnia", tuitou Waldie, do canadense "Globe and Mail".
Clean up starts after 12 corpses removed from Hotel Ukraine lobby. #Kyiv. pic.twitter.com/cjYSVE1cdN
— Waldie (***) 20 fevereiro 2014
O hotel também foi de atiradores. Muitos dos hóspedes so jornalistas estrangeiros, que relataram e registraram janelas e paredes com furos de . Uma das fotos foi feita por Duncan Crawford, da BBC.
Bullet holes in Hotel Ukraine window after clashes between protesters and riot police in #Kiev. #Ukraine pic.twitter.com/3CYHsGLz3e
— Duncan Crawford (***) 20 fevereiro 2014
Ouvi um esta manh no meu , escreveu o Yuras Karmanau, da agncia AP. Abri cuidadosamente a e olhei para . Uma disparada por um atirador de estava no cho.
Segundo Karmanau, o hotel também recebeu frequentes visitas de manifestantes que buscavam possíveis atiradores no .
Esta -feira foi o dia mais da História da Ucrnia o da Unio Soviética, em 1991. As contagens de mortos variam de com as verses de cada lado: segundo o Ministério da Saúde, so 75 vítimas tera-feira, sendo 47 só ontem; já os opositores afirmam que menos 70 manifestantes foram assassinados na só nesta -feira.
A crise política na Ucrnia teve início em novembro, quando o presidente Viktor Yanukovich recusou-se a um com a Unio Europeia pela oposio para um qual a Rússia se comprometeu a US$ 15 bilhes em títulos e em 33% o preo do gás fornecido ao país. ento, os protestos e a represso aumentaram, e os manifestantes passaram a a renúncia do presidente.