BOGOTÁ - O presidente venezuelano, Nicolás , se irritou com seus colegas colombiano, Juan Manuel Santos, e , Sebastián Piñera, que recomendaram nessa tera-feira mais diá entre oposio e . Santos se ofereceu .
- Eu pergunto ao presidente da Colmbia e ao presidente Piñera, de Chile, se uma em Bogotá feita por um líder da oposio diz que vai tirá-lo da Presidncia, o que voc faria Santos? Responda-me! - disse , que também mandou o colombiano ao caralho.
, quando chanceler de Hugo Chávez, e Santos, ministro da de Álvaro Uribe, tiveram um papel na aproximao dos dois países. Os países se acusavam mutuamente suas políticas de segurana em um que tinha as Farc (Foras Armadas Revolucionárias da Colmbia) principal. Hoje, a Venezuela participa dos esforos do Santos de dialogar com o guerrilheiro.
a comeou a quando Santos recebeu o Henrique Capriles, em maio .
Na tera-feira, além de se de um que considera um de opositores fascistas, Santos também reclamou que colombianos estavam sendo deportados da Venezuela. mesmo assim foi mais em sua :
- O único que temos, o presidente, o e todos os colombianos, é a e a prosperidade da Venezuela, porque estamos inexoravelmente unidos, nós queremos (o ) da Venezuela, tudo que ocorre lá de ou repercute em Colmbia.
No final do dia, o Elias Jáua, o chanceler venezuelano, soltou nota afirmando que Caracas tinha inteno de o nivel de relaes de que temos tido, onde chegamos a tantos avanos da relao bilateral, nas obras de infraestrutura nas fronteiras, e no para os ilícitos o contrabando.