Turcos protestam contra lei que fortalece o controle do gove
ISTAMBUL - A polícia turca dispersou na noite deste sábado na Praa Taksim, em Istambul, um protesto contra uma polmica que fortalece o controle internet aprovada e defendida primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan.
Mais de 2 pessoas se reuniram nos da praa , do lado europeu da cidade, símbolo da anti- de junho do ano , aos gritos de No toque em minha internet, informou um da agncia AFP.
A polícia de , que bloqueou o praa, usou canhes de água e gás lacrimogneo para a multido em direo a avenida Istiklal, enquanto os manifestantes disparavam fogos de artifício contra a polícia.
O de o fuar os arquivos dos internautas é se fuasse nossas vidas privadas, comentou a Gamze, que participava do protesto.
Burak, um manifestante, lamentou, por sua vez, o crescente autoritarismo do de Erdogan, da Turquia 2002: Uma das últimas liberdades que nos resta é a internet, e eles querem restringi-la.
Mais cedo, na presena de milhares de partidários, na mesma cidade, Erdogan defendeu com veemncia a que a sua maioria, criticada na Turquia e no exterior, fez votar no , dizendo que a faz a internet mais .
No há, absolutamente, nenhuma na internet com estas disposies (...) Ao contrário, elas tornam a rede um mais , mais , assegurou Erdogan, em um , durante a cerimnia de inaugurao de uma série de projetos urbanos em Istambul.
Ele também negou que as informaes pessoais dos internautas sero expostas ao controle do , pelos críticos da .
O , onde o da Justia e do (AKP, do islmico) de Erdogan dispe de uma maioria, votou, na quarta-feira, uma que fortalece o controle a internet, causando uma de protestos contra o que os críticos veem uma autoritária do , já atingido por um escndalo de corrupo sem precedentes.
Estas medidas permitem que a de Telecomunicaes do (TIB) bloqueie, sem , site que contenha informaes que atentem privacidade ou considerados discriminatório ou .
A TIB também pode a informao sites visitados por um usuário. Os opositores da solicitaram de unnime o de Abdullah Gl a no e a reenviá-la ao .