Página 1 de 1

Roma, de Cidade Eterna a reino do caos

MensagemEnviado: Seg Jan 27, 2014 11:53
por MBrigida

ROMA - Espetacularmente bela, suja, caótica e insegura. Assim está Roma, uma das capitais mais lindas do , meca de turistas e peregrinos que dia a dia ficam boquiabertos suas praas, monumentos, igrejas e 2767 anos de história.

Deslumbrados tamanha sinfonia de arquitetura, arte, cores e sabores, poucos turistas notam que, na , há coisas que no funcionam na Cidade Eterna. Nas férias, o nimo é e -se, e no queixar-se e . E poucos se do de que Roma se tornou um que os italianos consideram inabitável.

Na Cidade Eterna, onde há mais de 600 manifestaes a cada ano, o público é pouco confiável, e o trnsito, e até . As ruas esto to mantidas que há buracos e valas negras, muitas vezes tapados de , para que ninguém reclame. Há alguns dias em uma pitoresca rua de paralelepípedos que leva esplndida praa do dei Fiori, os moradores tiveram que improvisar um e um lato de um para que um transeunte distraído quebre a perna.

A da cidade é outra asinatura : embora a toda hora se veja caminhes dando voltas no histó, as pilhas de resíduos ao lado de fontes e monumentos esto na do dia. ao do descalabro do de coleta foi uma foto tirada poucos dias do último Natal na da cidade, em que era possível porcos deitados ao lado de sacos de empilhados aos caminhes.

Mais além dessa imagem emblemática, a magnitude da decadncia de Roma ficou refletida em uma investigao de alguns dias atrás do Corriere della Sera, que, sem , colocou em números o descalabro. O estimou que a produo de em Roma é monumental: 660 quilos por ano por (127 quilos a mais que Milo e 113 quilos mais que Nápoles).

De acuerdo com o , em um ranking das cidades com melhor de na Itá, Roma caiu da 51 posio para a 63 nos últimos dois anos. Em termos de segurana, a vai ainda pior.

Segundo um da prestigiosa universidade romana de La Sapienza, a cidade - que com quase 3 milhes de habitantes e 5 milhes se forem contados também os da regio metropolitana - está na 101 posio das 110 cidades mais seguras da península, atrás inclusive de Nápoles, da Camorra.

Com relao ao trnsito dantesco de Roma, o Corriere indicou que, em 2012, morreram atropelados 56 pedestres (contra 24 em Milo e nove em Nápoles). A é a cidade com mais automóveis na Itá. So 67 veículos para cada residentes, enquanto em Paris so 45, e em Londres, 32. Calcula-se que 20% da superfície urbana de Roma esteja coberta de veículos.

Construo ilimitada

O descontrole se deve a um , com bairros periféricos que cresceram sem critério e de abusiva ao de ruas insuficientes e um público deriva. que o de metr de Roma, cm 37 quilmetros, é uma sexta do de Paris, e menos de um décimo do de Londres.

Com tantos veículos em uma urbona no apta para o trnsito veicular, a é inexorável, e também so os acidentes. Em 2012, foram contabilizados 43 acidentes por dia, com um total de 15.782. E muitos mortos: 154 em Roma, contra 61 em Milo e 34 em Nápoles.

A cidade é a maior empresa italiana, de com os salários que , e com um número de funcionários públicos equivalente a mais do dos empregados nas empresas italianas Fiat. E hoje no está sendo governada, concluiu, de dura, o Corriere della Sera.

é a ? dos seus próprios habitantes, sem cívico e desacostumados ao s regras, da , que a administrou nos últimos anos e privilegiou os interesses privados aos coletivos, indicou o .