Página 1 de 1

Cuba acaba com proibio para aluguel de casas e salas comerci

MensagemEnviado: Qui Jan 23, 2014 06:53
por GHipolito
Cuba acaba com proibio para aluguel de casas e salas comerciais

HAVANA Pela primeira vez em século, o de Raúl Castro autorizou, nesta quarta-feira, empresas imobiliárias a alugarem casas e salas comerciais a cubanos, suspendendo uma proibio vigente durante décadas. A resoluo, publicada no Diário , no entanto, traz preos inacessíveis para os moradores da : o metro do imóvel será de US$ 5 mensais para residncias e US$ 7 para salas comerciais, No de 2011, o presidente cubono já havia a e venda de casas, também proibidas durante décadas.

Os valores, inclusive das contas de água e , devero ser pagos em pesos conversíveis (CUC), em com o dó. Vigente dezembro de 1994, a usada na indústria do turismo equivale a 24 pesos cubonos.

A autoriza pessoas naturais e moradoras de Cuba a contratarem servios de de imóveis ofertados por entidades imobiliárias autorizadas. A resoluo alerta, no entanto, que os cubonos no podero alugar esses imóveis para usá-los escolas internacionais, agncias de e organizaes no governamentais. Até só os estrangeiros residentes na e instituies podiam alugar imóveis.

Cuba sofre uma crise de habitao e as autoridades reconheceram que no conseguem atender a demanda por novas residncias, situao que é agravada com deslizamentos de terra e danos causados pela de ciclones tropicais. Uma nota publicada Granma ressaltou que a também irá beneficiar o setor emergente de trabalhadores independentes, uma série de reformas empreendidas presidente Raúl Castro.

Empreendedores cubonos tm a de uma para suas iniciativas econmicas na , em salas ou edifícios que até no conseguiam acessar e, com isso, entrar em novos segmentos de mercado, afirmou a publicao.

Com uma populao de 11,1 milhes de habitantes, Cuba tem hoje de 445 trabalhadores privados, dedicados fundamentalmente a atividades de servios, o que criou uma crescente demanda por imóveis de . O negócio imobiliário comeou a florescer a dos anos 90 com as tímidas reformas econmicas que o ento ditador Fidel Castro (1959-2006) aprovou após a desintegrao do soviético.