Cuba privatiza servio de táxi
HAVANA - Milhares de taxistas que trabalhavam para o cubono ganharo uma concesso do para com seus veículos por própria. Em mais uma de na , Cuba resolveu privatizar o servio de táxi. A se segue ao de sales de , pequenas lanchonetes e restaurantes, assim de outros servios que o denominou setor no estatal, enquanto o empreende, em outra , uma série de reformas econmicas.
Esse setor no estatal hoje com 445 pessoas, ou 5% da populao economicamente ativa na . A estatal CubaTaxi demitiu funcionários e á os empregados em autnomos que podero alugar os carros e uma diária, de com o que foi na .
A deciso de generalizar esta de solucionar (...) irregularidades no servio, apropriao da arrecadao e de mo de , afirmou Débora Canela, do Ministério dos Transportes, num no site estatal Cubadebate.
Canela anunciou ainda que 60% dos táxis em , muitos deles modelos russos antigos, sero substituídos por modelos de segunda mo mais recentes, por de do setor turístico.
- Essa é melhor, beneficiará os motoristas de táxi e deve ser mais , já que passaremos a todo o controle o veículo e sua manuteno - opinou Alejandro Pérez, da CubaTaxi, enquanto esperava clientes na porta do hotel Habona Libre.
A concesso dos táxis estatais faz do de reformas empreendidas presidente Raúl Castro, que em 2008 substituiu o irmo, Fidel, na liderana do país - e no comando da modernizao do econmico socialista cubano.