Presidente do Sudo pede fim de atrocidades tribais
JUBA O presidente do Sudo do , Salva Kiir, pediu o dos assasinatos e das desumanas atrocidades tribais na quarta-feira, enquanto as tropas do entraram em confronto com rebeldes leais ao seu vice-presidente, em uma regio produtora de petróleo do país.
As potncias ocidentais temem que a violncia saia do controle e a uma separatista entre etnias do mais país do , e o de Segurana da ONU concordou na tera-feira em praticamente o número de tropas de na regio.
"Pessoas inocentes foram brutalmente assassinadas. As pessoas esto atacando os outros devido sua filiao tribal, e isso é inaceitável", disse Kiir, de com uma do do Sudo do no Twitter.
"Essas atrocidades recorrentes precisam imediatamente", acrescentou Kiir.
A violncia explodiu na , Juba, no dia 15 de dezembro e se espalhou , dividindo o país sem e de 10.8 milhes de habitantes, entre as etnias Nuer e Dinka.
As potncias ocidentais e os países do africano, ansiosos em mais caos em uma regio frágil, tentaram mediar entre Kiir, que é da etnia Dinka, e Riek Machar, um Nuer e líder dos rebeldes, que foi vice-presidente do país até Kiir demiti-lo, em julho.
Confrontos
O Exército do Sudo do e grupos rebeldes entraram em confronto nesta quarta-feira no Noroeste do país. -se que haja 50 pessoas em campos de refugiados da Organizao das Naes Unidas (ONU) e que centenas de milhares estejam em . Na tera-feira, dia 24, o de Segurana da ONU autorizou o envio de 6 capacetes azuis ( so conhecidos os soldados que integram as misses de da organizao) para a no Sudo do . A resoluo, aprovada por unanimidade pelos 15 membros do , autoriza o do no país de 7 para 12,5 .
Segundo a ONU, o objetivo da é a segurana e os civis sudaneses da violncia. A resoluo prev ainda de do policial de 900 para 1,3 . Na última semana, uma da organizao foi atacada durante confrontos e trs capacetes azuis foram mortos.
"Houve combates nesta manh (dia 25) entre as foras governamentais e os rebeldes em Malakal, segunda maior cidade do país", disse o ministro da Informao, Michael Makwei. De com ele, os rebeldes no tomaram o controle da cidade, considerada estratégica nos conflitos por ser uma regio em que há petróleo responsável por 95% da economia . Localizada no do Nilo, próximo do país com o Sudo e a Etió, Malakal ica 650 quilmetrosda , Juba.
Os confrontos no Sudo do , que se intensificaram no último ms, de uma frustrada de golpe de , opem foras leais ao presidente Salva Kiir e as do ex-vice-presidente Riek Machar, destituído em julho.
Hoje no Vaticano, em sua bno de Natal, o Francisco pediu no e se referiu especificamente ao Sudo do .
Negociao
A diretora de política exterior da Unio Europeia Catherine Ashton está enviando
um emissário para a uma soluo política para a étnica
no Sudo do e para reforar os laos com países vizinhos, disse a Comisso
Europeia nesta quarta-feira.
" que todos os líderes políticos se comprometam imediatamente com
um diá político para resolver suas diferenas", disse Maja Kocijancic,
porta- de Ashton.
Em , ela disse que Ashton pediu que o da
Unio Europeia Alex Rondos vá até a regio imediatamente para melhorar relaes
com países preocupados e organizaes locais.
O de Segurana das Naes Unidas na tera-feira aprovou planos para
quase o número de pessoas de foras de no Sudo do , em resposta
ao receio de que o se agrave.