Página 1 de 1

Número de refugiados e deslocados cresceu em seis mil

MensagemEnviado: Sex Dez 20, 2013 07:21
por NErico
Número de refugiados e deslocados cresceu em seis milhes de pessoas no primeiro semestre do ano

RIO - O primeiro semestre de 2013 foi um dos períodos mais críticos de deslocamentos forados das últimas décadas. O número de novas pessoas que buscaram proteo em lugares ou fora das fronteiras de seus países superou os 5,9 milhes durante a primeira metade deste ano. O alerta foi pela agncia da ONU para os refugiados (Acnur), que divulgou na noite desta -feira um relatório iné a situao dos refugiados em vários países. No , a agncia alerta que, com a intensificao de confltos - na Síria, que vive uma maro de 2011 -, o número de refugiados e de deslocados internos em todo o ano de 2013 pode ser o mais já a crise em Ruanda, em 1994.

Os confrontos na Síria, República -Africana, República Democrática do Congo e Mali foraram mais de 1,5 milho de pessoas a refúgio nesse período, nos países vizinhos. A Síria é a de maioria deles: do país saíram 1,3 milhes de pessoas em de melhores condies para além de suas fronteiras no primeiro semestre de 2013.

Os novos refugiados uniram-se aos de dois milhes de pessoas que passaram a se enquadrar nessa situao durante os anos de 2011 e 2012. Segundo o relatório, o primeiro semestre deste ano teve o número mais de novos refugiados 1999, quando 1,7 milhes de pessoas foram foradas a as fronteiras de seus países.

O também indica que ao menos 456 pessoas solicitaram durante a primeira metade de 2013. Nos países em que o Acnur trabalhou com deslocados internos, os escritórios da agncia relataram quase quatro milhes de novos deslocados devido a fatores perseguio, violncia generalizada, conflitos e violaes de direitos humanos no primeiro semestre de 2013 - mais da metade deles oriundos da Síria.

O relatório indica ainda que, até a metade deste ano a populao considerada em para o Acnur alcanou 38,7 milhes de pessoas. Entre eles, há 11,1 milhes de refugiados (600 mais do que no semestre anterior), 987.500 solicitantes de , 189.300 refugiados repatriados no primeiro semestre e 20,8 milhes de deslocados internos atendidos pela agncia da ONU. Também constam 688.200 deslocados internos que retornaram a seus locais de durante a primeira metade do ano, 3,5 milhes de pessoas sem nacionalidade definida e 1,4 milhes em outras condies de preocupao.

O número total de 38,7 milhes de pessoas em é o mais já registrado - so trs milhes mais em comparao ao semestre anterior. A agncia lamenta que, sem um para o na Síria, o total de pessoas em pode os 40 milhes no final do ano.

Os países que concentraram a assistncia da agncia nesse período so Colmbia, Síria, República Democrática do Congo, Paquisto, Sudo e Afeganisto.