Grupo de estudantes rotos ocupa comando da campanha de Bache
SANTIAGO Enquanto muitos dos 13 milhes de rotos em idade de votar iam s urnas, um de 30 estudantes ocupou pacificamente o comando de campanha da socialista Michelle Bachelet - a favorita, segundo as pesquisas oficiais, entre os nove candidatos s eleies presidenciais. Foi o primeiro de que o próximo , que seja o do pleito, á muitas demandas sociais.
- Queremos uma verdadeira no de educao e no pequenas mudanas - disse a presidente da Federao de Estudantes da Universidade do Chile, Melissa Sepulveda, uma das líderes do estudantil. - O radicalizou-se por de avanos - disse.
Através de um , o disse que a ocupao era um ato simbólico que a posio de resistncia, e compromisso com o . Os protestos pela educacional comearam no de Bachelet (2006-2010), quando alunos de médio se organizaram para público .
o foi privatizado na , os universitários somaram-se aos estudantes de médio, em 2011, durante o de do atual presidente, Sebastian Piñera, e paralisaram o país exigindo educao gratuita e de para todos. Piñera reduziu os juros dos créditos estudantis, no cedeu a todas as exigncias. , dois líderes estudantis que convocaram os protestos - Camilla Vallejos e Giorgio Jackson, entre outros - so candidatos ao Congresso pela aliana de partidos de -esquerda que apoia Bachelet.
A ex-presidente, da coalizo Maioria, pode vencer o pleito ainda no primeiro turno. Sua principal adversária é a candidata do , Evelyn Matthei, da coalizo Aliana.