Debate sobre represso a black blocs esquenta eleies no Chile

Debate sobre represso a black blocs esquenta eleies no Chile

Mensagempor JDiamantina » Qui Nov 07, 2013 08:39

SANTIAGO O a represso a manifestantes mascarados e o , de Sebastián Piñera, criao de um obervatório do Judiciário esquentam a reta final da corrida pela Presidncia do Chile. Em regressiva para as eleies do dia 17, a ex-presidente Michelle Bachelet, principal candidata da oposio e favorita na , foi acusada por sua , a governista Evelyn Matthei, de encapuzados. Os opositores, por sua vez, reclamam de interferncia do no eleitoral, já que o obervatório é uma das bandeiras da campanha de Evelyn.

A polmica teve início com a votao de um projeto de , pela bancada governista, que prev punies mais duras contra manifestantes que protestam com o . O texto passou na Cmara, foi barrado Senado. Para a oposio e movimentos sociais, a legislao serviria, na prática, para criminalizar os protestos que vm ocorrendo há dois anos contra políticas do Piñera, na educao. Já o e seus aliados defendem uma represso mais enérgica, e acusam o Judiciário de ser leniente nos julgamentos de manifestantes acusados de agresso contra policiais e depredao. , com o Executivo se mexendo sem para uma defendida por sua candidata - Evelyn foi o obervatório do Judiciário em audincia com o ministro do , Andrés Chadwick -, o da eleitoral subiu.

- Qual é a maior diferena entre a candidata Michelle Bachelet e eu? Ela e sua gente esto dos encapuzados, e nós somos contra eles. - afirmou Evelyn. - Nos últimos anos houve mais de encapuzados detidos. Esto todos livres. Temos que nos preocupar com as decises que os juízes esto tomando.

A ex-presidente negou estar ao lado dos mascarados.

- O Chile no precisa de uma para policiais. - defendeu. - Condeno a ao dos encapuzados. No entanto, me parece que é um projeto de que pretende a expresso dos cidados que no so violentos.

Bachelet no comentou a do observatório do Judiciário. Entre os opositores, a coube ao presidente do Senado, Jorge Pizarro, que defendeu a entre os Poderes.

- Fora a , que tm de , o que é e é a o e o presidente se tornaram chefes da campanha da candidata Evelyn Matthei - protestou. - um intervencionismo .

O Piñera o obervatório do Judiciário uma iniciativa de transparncia e questionou o corporativismo dos juízes. Já o chegou a a iniciativa inconstitucional e protestou contra o eleitoral do . Por enquanto, apesar da investida do , Bachelet parece estar levando a melhor: segundo as últimas pesquisas, ela tem folgada Evelyn e pode levar a eleio no primeiro turno.

JDiamantina
 
Status: Offline
Mensagens: 104
Registrado em: Qua Abr 06, 2011 11:43

Voltar para Mundo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes

cron
Política de Privacidade