NSA monitorou ligaes de 35 líderes mundiais

NSA monitorou ligaes de 35 líderes mundiais

Mensagempor RAlice » Sex Out 25, 2013 09:25

RIO que presidentes e ex-presidentes descobriram terem sido pessoalmente espionados pela Agncia de Segurana dos Estados Unidos (NSA, em ingls), novos documentos revelados britnico The Guardian mostram que no total 35 líderes mundiais foram espionados. Um memorando revela que a agncia incentiva altos funcionários, inclusive da Branca, do Departamento de e do Pentágono, a partilharem informaes de sua agenda telefnica para o número de telefone de líderes políticos estrangeiros a seus sistemas de vigilncia. Segundo o documento, um funcionário no identificado entregou mais de 200 números, incluindo o de 35 líderes mundiais - nenhum deles no relatório.

O memorando, de outubro de 2006, foi obtido através do ex-técnico da CIA Edward Snowden e sugere que a vigilncia no era um : a agncia monitora rotineiramente o número de líderes mundiais - até mesmo com a de outras autoridades americanas. , de com o relatório, de espionagem no revelou informaes relevantes para a NSA.

O documento um exemplo de os funcionários americanos poderiam a agncia de vigilncia. Os novos telefones ajudaram a agncia a novos contatos para ao monitoramento.

Em um , um da NSA forneceu 200 números de telefone, incluindo de 35 líderes mundiais. Apesar de a maioria provavelmente estar disponível por fontes no secretas, os centros de produo de inteligncia encontraram 43 números desconhecidos.

, os EUA se preparam para um terremoto diplomático ainda maior. Segundo fontes do Washington Post, o americano está alertando aliados - alguns deles desconhecidos da opinio pública - o de que Snowden pode documentos que expem tais parcerias sigilosas.

de Brasil, México, Frana e Alemanha, o semanário italiano LEspresso informou que o italiano também foi espionado pelos EUA. Em um trecho da matéria a ser publicada na íntegra na sexta-feira, o Glenn Greenwald diz que a NSA tem muitas operaes de espionagem governos europeus, incluindo o italiano. Um dia antes, a alem Der Spiegel informou que a chanceler alem, Angela Merkel, tinha seu telefone celular hackeado. No domingo, a publicao já havia que os e-mails trocados ex-presidente mexicano Felipe Calderón tinham sido rastreados. O monitoramento rendeu aos EUA informaes privilegiadas a política do país

Nesta -feira, a Branca no negou que o celular da chanceler alem tenha sido grampeado e admitiu que as denúncias de espionagem dos últimos meses criam tenses com aliados dos Estados Unidos.

No vamos comentar publicamente cada suposta atividade de inteligncia especificada, disse o porta- da Branca, Jay Carney. O presidente conversou com a chanceler Merkel, a tranquilizou de que os Estados Unidos no esto monitorando e no iro monitorar as comunicaes da chanceler.

RAlice
 
Status: Offline
Mensagens: 97
Registrado em: Sáb Abr 16, 2011 02:20

Voltar para Mundo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes

cron
Política de Privacidade