Casa Branca pressiona a Rússia a tentar expulsar Edwa

Casa Branca pressiona a Rússia a tentar expulsar Edwa

Mensagempor TJulio » Ter Jun 25, 2013 09:41

Casa Branca presiona a Rússia a tentar Edward Snowden

HONG KONG - O mistério o paradeiro do ex-técnico da CIA Edward Snowden - um dos segredos do responsável por um programa de vigilncia do americano - transformou-se em crise diplomática com a notícia de que o mais procurado pelos EUA teria viajado de Hong Kong a Moscou sem ser interceptado por autoridades chinesas ou russas. A causou irritao em Washington e levou autoridades a advertirem Rússia e China de que o descaso teria consequncias negativas nas relaes entre os países.

- Foi uma deliberada por do chins para um , apesar de um mandado de priso válido. E essa deciso, sem dú, á um impacto negativo na relao entre os EUA e a China - afirmou Jay Carney, porta- da Branca.

Mais cedo, após a notícia de que Snowden no estava a bordo de um voo de Moscou a Cuba, o secretário de americano, John Kerry, já havia um direto aos dois países, dizendo que haveria consequncias eles tivessem falhado em det-lo. Era esperado que Snowden fosse para Havana nesta segunda, jornalistas que embarcaram no voo disseram que ele no havia entrado na , em um aparentemente orquestrado WikiLeaks.

Enquanto o paradeiro do ex-técnico da CIA continua um mistério, o do WikiLeaks, Julian Assange, confirmou nesta segunda-feira que o final do americano é o Equador e que ele recebeu documentos com status de refugiado do equatoriano. Assim, lhe garantiria uma segura enquanto saia de Hong Kong no de semana. Tais documentos, indicou Assange, no significam necessariamente que o americano teria do Equador, que está avaliando a solicitao do americano. Assange afirmou ainda que americano, que teve o passaporte revogado pelos EUA, está e em um .

Segundo relatos de fontes, Hong Kong teria que os documentos no atendiam a requisitos legais, uma de , e a China teria um voo para o americano Hong Kong no de semana. Com isso, evitaria uma de extradio que poderia Pequim e Washington.

- Nós simplesmente no estamos comprando a que esta foi uma deciso técnica de um da imigrao de Hong Kong - afirmou Carney.

Mais cedo, Caitlin Hayden, a principal porta- do de Segurana dos EUA, disse em que a Branca estava desapontada com a deciso de Hong Kong de no com o de deteno de Snowden e deixá-lo para a Rússia.

Um de Snowden afirmou que ele foi a de Hong Kong por um intermediário que afirmou o , que provavelmente estava agindo em nome de Pequim. A , porém, afirmou que no sabia se houve contato direto entre de Pequim e o americano.

O Albert Ho, que também é um de Hong Kong crítico China, disse sido por Snowden há vários dias, e que o americano havia buscado garantias do de Hong Kong se ele poderia a cidade, optasse por isso. Ho afirmou que o intermediário estava agindo as ordens de Pequim.

Equador considera de político

Além do -estar com a China, o de Obama aumentou a presso também a Rússia, onde os americanos acreditam que Snowden permanea. Uma das estratégias é de , lembrando que os EUA extraditaram sete prisioneiros Rússia nos últimos dois anos. Já o russo nega o paradeiro de Snowden.

- Estamos seguindo todos os canais legais apropriados e trabalhando com outros países para que o de seja - afirmou Obama.

Com o paradeiro de Snowden , o Equador confirmou que analisa um de ex-técnico da CIA.

- O do Equador está considerando o e á a deciso no - afirmou o ministro das Relaes Exteriores do Equador, Ricardo Patiño, negando-se a detalhes o do americano.

O chanceler equatoriano afirmou que o país tem conscincia de a concesso poderia afetar sua relao com os EUA, ressaltou que os princípios esto por cima de tudo.

- (Snowden) revelou riscos que dizem a todos nós, no só aos americanos - opinou Patiño.

Apesar da afirmao do WikiLeaks de que Snowden iria para o Equador, a agncia de notícias russa Interfax disse no domingo que ele ficaria várias horas na área internacional do aeroporto de Moscou e que seu final era Caracas, com em Cuba.

- Ele escolheu uma to complexa na esperana de que no seja e que consiga ao seu final, na Venezuela, sem ser pego - teria uma annima para a Interfax no domingo.

O Equador já hospeda o do WikiLeaks, Julian Assange, em sua embaixada londrina. A organizao, especializada em documentos de governos, diz que buscava para que Snowden recebesse num país democrático e que ele iria para Quito.

Deciso com , afirma Correa

No Twitter, o presidente do Equador, Rafael Correa, escreveu que o país á o com , e que á com absoluta . O , porém, pode no estar distante. Em Londres, onde está confinado na Embaixada do Equador, Julian Assange garantiu que Snowden já se dirige a Quito.

- O WikiLeaks prestará toda a asistncia a Snowden - afirmou, em teleconferncia.

Segundo o ativista, uma britnica que trabalha com a equipe jurídica do WikiLeaks, identificada Sarah Harrison, acompanha o americano. Assange no deu detalhes de Snowden teria saído da Rússia.

O voo em que o ex-técnico da CIA supostamente deixaria Moscou - apesar de os EUA insistirem que ele continua na Rússia - foi de aes dignas de policial. Fontes da companhia aérea Aeroflot afirmaram que ele tinha uma reservada no voo de ontem para Havana. o avio decolou aparentemente sem Snowden e de jornalistas. Antes, os americanos sem para Cuba foram retirados da . Repórteres relataram também que, antes do embarque, uma van branca teria se da . Policiais teriam subido as escadas com um que usava uma camisa branca, e que no foi identificado pela .0

A Aeroflot nega que Snowden tenha embarcado. Na da a Cuba, também no se registrou o desembarque de Snowden. E o mistério da vazia continua.

TJulio
 
Status: Offline
Mensagens: 79
Registrado em: Dom Abr 17, 2011 08:02

Voltar para Mundo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron
Política de Privacidade