EUA pedem extradio de Snowden e resposta rápida de Ho
WASHINGTON - Os Estados Unidos pressionaram Hong Kong neste sábado para a seu para extraditar Edward Snowden, ex-funcionário terceirizado da Agncia de Segurana dos EUA (NSA, na sigla em ingls), de espionagem por atividades secretas de vigilncia no país.
"Se Hong Kong no , vai complicar as nossas relaes bilaterais e levantar questes o comprometimento de Hong Kong com a ", disse um funcionário da administrao Obama Reuters, falando condio de anonimato.
Fontes dizem que Snowden, que está em Hong Kong, tem procurado representao de advogados de direitos humanos, enquanto se prepara para contra as tentativas de forá-lo a para os Estados Unidos para o . O de Segurana dos EUA, Donilon, disse rede de TV CBS News que os Estados Unidos tm um " argumento" contra Snowden e que esperavam que Hong Kong cumprisse o bilateral de extradio asinado em 1998.
"Nós fomos até as autoridades de Hong Kong em da extradio de Snowden de para os Estados Unidos", disse Donilon. Ele acrescentou que os policiais americanos estavam em uma "" com as autoridades de Hong Kong o . "Hong Kong tem sido historicamente um dos Estados Unidos em matéria de aplicao da e nós esperamos que eles cumpram o neste ", disse Donilon.
Uma snior da fora policial dos EUA disse que a aplicao da de extradio "pode, , ser um ", expressou otimismo de que Snowden seria extraditado. O "South China Morning Post" disse no sábado que Snowden no havia sido nem estava proteo policial - em outros veículos de - e que, ao contrário, estava em um " " em em Hong Kong. O também citou Snowden, que teria novos detalhes as atividades de espionagem dos EUA, incluindo acusaes de espionagem dos EUA em redes chinesas de telefonia móvel.
"A NSA faz todos os tipos de coisas a rede de empresas de telefonia celular chinesas para todos os seus dados de SMS", disse Snowden, de com o , em uma entrevista concedida em 12 de junho.
Documentos divulgados anteriormente por Snowden revelaram que a NSA tem a grandes quantidades de dados de internet e-mails, salas de bate-papo e vídeo, grandes empresas Facebook e Google, em um programa de conhecida Prism.