Página 1 de 1

Presidente argy ironiza deciso contra reforma do Judici&aacu

MensagemEnviado: Dom Jun 23, 2013 05:12
por EFlavia
Presidente argy ironiza deciso contra do Judiciário

BUENOS AIRES - A presidente argy, Cristina Kirchner, mostrou-se nesta -feira profundamente irritada com a deciso da Suprema de Justia de inconstitucional uma na do Judiciário. Em ato em comemorao ao Dia da , Cristina descartou, em irnico, a de uma terceira reeleio em 2015:

- Em 2015 quero ser juíza, para que presidente? no juíza da , de primeira instncia.

A presidente continuou em sua argumentao:

- Uma juíza por aí ... ou correcional. Para que, com simplesmente uma caneta, um papel e uma liminar... e o que importa o que as pessoas votaram! O que importa o que os senadores (votaram), se derrubo tudo?

Anteontem, a declarou inconstitucional a a do da Magistratura, órgo de e a atuao dos juízes de todo o país. A , que fora aprovada recentemente ( com outras seis que, juntas, compem a refora da Justia), elevava de 13 para 19 o número de membros do e estabelecia a eleio dos novos integrantes através do popular, iniciativa que, na viso dos principais juristas e de seis dos sete membros da , viola a Constituio do país.

- Nos provocaram alguma , vamos nos , porque temos muitos remédios, muitos farmacuticos e muitos antibióticos... mais cedo do que tarde os argies podero votar para todos os órgos políticos da República argy - afirmara Cristina, na noite da última quarta-feira.

Na opinio de políticos e analistas locais, as declaraes da presidente poderiam que o pensa numa futura constitucional que inclua a eleio popular dos membros do e, também, a de uma terceira reeleio presidencial. A viabilidade do projeto dependeria, porém, do das eleies legislativas do próximo dia 28 de outubro. Para avanar com uma constitucional, o kirchnerismo precisa obter um e, na prática, assumir o controle de ambas as cmaras do .