Página 1 de 1

Após eleio iraniana, Netanyahu pede que presso sobre

MensagemEnviado: Ter Jun 18, 2013 05:12
por ACatia
Após eleio iraniana, Netanyahu pede que presso o país no diminua

JERUSALM - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pediu neste domingo que no seja relaxada a presso para bloquear os esforos nucleares do Ir, que foi eleito um novo presidente iraniano, amplamente um . Netanyahu disse que é o líder do Ir, o aiatolá Khamenei, e no o presidente recém-, Hassan Rohani, quem estabelece a política nuclear que tem sido motivo de duras sanes econmicas e faz com que o país seja de ameaas de ao .

A internacional no deve a sonhos ou tentaes e a presso o Ir para que interrompa seu programa nuclear disse Netanyahu, político de , durante reunio com seu , segundo um por seu gabinete.

No entanto, o presidente de Israel, Shimon Peres, fez uma avaliao a de mudanas na atividade nuclear iraniana, que Israel e países ocidentais temem seja direcionada ao de bombas atmicas. O Ir nega planos de armas nucleares e diz que o de enriquecimento de urnio se destina a finalidades pacíficas.

Ao lhe perguntarem se Rohani, iraniano que foi do Ir com as potncias nucleares na questo nuclear, iria o do programa nuclear, Peres afirmou Reuters: "Ele disse que no iria essas políticas extremas. No estou se ele especificou suas políticas. vai ser melhor, tenho , e é por isso que as pessoas votaram nele ".

Prmio Nobel da , Peres ocupa um que em Israel é cerimonial e tem pouca influncia a de decises no país. seus comentários se somam a um crescente entre os israelenses o significado da vitória de Rohani.

Ephraim Halevy, ex- do Mossad, servio de inteligncia israelense, disse Rádio Israel que a eleio de Rohani "é o maior revés que Khamenei sofreu que chegou ao ."

O da votao, segundo Halevy, expressa a "raiva e frustrao" do iraniano por do efeito das sanes internacionais que atingiram com fora o país, da política nuclear de Khamenei.

Para Netanyahu, porém, "nós, israelenses no estamos nos iludindo", com a eleio de Rohani.

O Ir será julgado por suas aes disse ele. Se a no de seu programa nuclear, a resposta deve ser clara - para det-lo de .

Acredita-se que Israel seja o único país do Médio com um arsenal nuclear. O israelense já indicou que pode adotar uma ao contra o Ir se as sanes e a diplomacia internacional no levarem a uma mudana na sua política nuclear.

Os Estados Unidos, principal de Israel, alertou contra e dizem que ainda há para o Ir por meios pacíficos.