GENEBRA - O presidente suío, Ueli Maurer, disse neste domingo que duvida das declaraes de Edward Snowden as atividades dele da CIA em Genebra e que irá uma investigao criminal contra Snowden se os promotores a requisitarem.
Ex-membro da CIA, Snowden apareceu de espetacular neste ms, revelando-se a dos vazamentos de informaes os programas de vigilncia do dos Estados Unidos.
Ele havia trabalhado anteriormente na misso americana para as Naes Unidas, em Genebra, entre 2007 e 2009. Ele disse ao The Guardian que ele teve uma experincia "de formao" na cidade suia, quando a CIA deliberadamente flagrou um banqueiro suio e encorajou-o a para . Quando ele foi , um membro da CIA ofereceu-se para intervir e recrutou o banqueiro.
"No parece para mim que seja provável que tenha foi por Snowden e pela mídia", disse Maurer, segundo os jornais Der Sonntag e SonntagsBlick.
"Isso significaria que a CIA subornou a polícia de Genebra e o judiciário com xito. Com todo o , eu no posso isso", disse ele, segundo o SonntagsBlick.
Maurer acrescentou que Snowden tinha 23 anos na época, e que é improvavél que tenha tido de tal operao, e que a CIA geralmente com o terrorismo, ao invés de espionagem financeira.