Carros-bomba matam cerca de 70 pessoas no Iraque
BAGDÁ - de 70 pessoas foram mortas nesta segunda-feira, em Bagdá, em atentados com carros- - de uma de ataques a bairros xiitas, em uma violenta sectária no Iraque. Nenhum assumiu a pelas exploses, os rebeldes muulmanos sunitas e a da al-Qaeda tm escolhido frequentemente comunidades .
Mais de uma dúzia de exploses ocorreram em áreas comerciais e mercados de vários bairros da iraquiana, incluindo um atentado executado a poucos metros de distncia, deixando 13 mortos em Sadr.
- Um motorista bateu em outro e fingiu que chamaria um policial de trnsito. Outro chegou e, , seu explodiu no das pessoas que se reuniram para o que estava acontecendo - disse Kadhim Hassan, um transeunte. - As pessoas estavam gritando por com o de sangue - contou.
As tenses entre o liderado pelos xiitas e os sunitas esto mais elevadas que as tropas americanas deixaram o Iraque em dezembro de 2011. Além disso, o na Síria está afetando seriamente o equilí entre as comunidades religiosas. Segundo estimativas das Naes Unidas, mais de 700 pessoas morreram em ataques no Iraque abril.
Em dezembro do ano , milhares de sunitas tomaram as ruas para contra o primeiro-ministro, Nuri al-Maliki, um xiita que é de marginalizar a muulmana sunita da de Saddam Hussein.
Por dos ataques contra mesquitas, foras de segurana e líderes temem que o Iraque volte aos tempos da sectária que matou milhares de pessoas em 2006 e 2007.