Mianmar impe que muulmanos tenham no máximo dois filh
YANGON - Muulmanos de duas cidades na província de Rakhne, em Mianmar, no podero mais de dois filhos, anunciou o do país neste sábado. Segundo autoridades, a foi para tentar as tenses entre budistas e islmicos na regio e a poligamia, ativistas temem que a política faa de uma represso religiosa.
Os dois municípios afetados pela - aprovada há uma semana - so Buthidaung e Maundaw, onde de 95% da populao é de muulmanos. Segundo o porta- do de Rakhine, Win Myaing, uma comisso nomeada emitiu propostas para a violncia na regio. Elas incluem programas de planejamento familiar para o da populao entre a minoria muulmano e o reforo das foras de segurana na área.
- O da populao de muulmanos é vezes maior do que a dos budistas - Win Myaing disse. - O de populao é uma das causas da - acrescentou.
A violncia sectária em Mianmar comeou há quase um ano em Rakhine. Grupos de budistas armados com faces arrasaram milhares de casas muulmanas, deixando centenas de mortos e forando 125 pessoas a . A agitao se espalhou contra outras comunidades islmicas do país.
o virou o para o reformista do presidente Thein Sein, enquanto ele tenta uma maior liberalizao política e econmica, de quase século de . Os tumultos também mancharam a imagem da líder da oposio Aung San Suu Kyi, que tem sido criticada por no com mais nfase a muulmana do país.
Win Myaing disse que as autoridades ainda no determinaram as medidas que sero cumpridas, a política de dois filhos será obrigatória em Buthidaung e Maundaw. A política no se aplica a outras partes de Rakhine, que tm populaes muulmanas menores.
"Um fator que alimentou as tenses entre muulmanos e budistas tem relao com a sensao de insegurana entre muitos budistas rápido da populao islmica, consideradas por eles uma ameaa séria", disse um relatório por uma comisso do no ms .
Mianmar é um predominantemente budista e no inclui os muulmanos rohingya uma de suas 135 etnias reconhecidas. Os muulmanos representam de 4% dos de 60 milhes habitantes do país.