TEER - O ex-presidente do Ir Akbar Hashemi Rafsanjani teria rompido o silncio nesta -feira com duras críticas ao teocrático comandado líder , Khamenei. de ser de as eleies presidenciais marcadas para o próximo dia 14, Rafsanjani acusou o establishment iraniano de ignorncia e incompetncia - rompendo, ainda, com seu tradicional centrista , normalmente respeitava a dos aiatolás.
- Eu acho que o país no poderia estar sendo mais - afirmou o ex-presidente.
Os comentários foram revelados site oposicionista Kaleme. E as declaraes teriam sido feitas ex-presidente, de 78 anos, em um com simpatizantes após a desclasificao de sua candidatura. Rafsanjani teria criticado o dos Guardies, órgo de 12 clérigos ultraconservadores, responsável por selecionar os candidatos ao pleito.
- A diz que deveriam Rafsanjani concorrer. Deveriam o ir s urnas com esperana. Eles no sabem o que esto fazendo - disparou o ex-presidente.
Os comentários foram classificados de , embora Rafsanjani já tenha se publicamente contra os aiatolás em 2009, após a represso violenta que se seguiu aos protestos de rua que contestaram os resultados da última eleio.
- Eu no quero me s propagandas e ataques deles, a ignorncia é preocupante - sentenciou.
Apio de herdeiros de Khomeini
oito candidatos, todos conservadores alinhados ao , sobreviveram filtragem e ganharam autorizao para concorrer. Segundo analistas, o descarte de Rafsanjani e de Esfandiar Rahim Mashaei, um do presidente Mahmoud Ahmadinejad, á alijar definitivamente das urnas os eleitores da oposio. Um índice de seria um golpe para a boa imagem do . Apostando nisso, apesar de a campanha que o candidato desclasificado no vai do , Rafsanjani teria deixado uma de esperana de que a deciso fosse revertida.
- Eu ainda estou esperanoso. Existe a esperana de que tomem uma deciso acertada e deem outra chance para nós e para o - afirmou.
O ex-presidente, que governou o Ir entre 1989 e 1997, entrou na corrida eleitoral na última hora e atraiu o de reformistas e centristas, cuja liderana está aprisionada 2009. Sua experincia econmica ajudou a partidários: Rafsanjani fez de negócios. Ele também foi um dos líderes da Revoluo Islmica de 1979 e atuou o mais próximo confidente do líder do , aiatolá Ruhollah Khomeini. Nesta -feira, numa , o neto de Khomeini, Hassan Khomeini, clasificou o de Rafsanjani inacreditável.
influente, a filha de Khomeini Zahra Mostafavi também instou o aiatolá Khamenei a a deciso e a candidatura do ex-presidente.
Nas ruas de Teer, muitos iranianos ainda lamentavam.
- Eu no tenho do que isso significa. Quer que o do no tem mais a chance de ser presidente desse ? - questionava o Rahim Piri.