Maduro encarrega o Exército de combater violncia nas
CARACAS - O presidente venezuelano, Nicolás , lanou nesta segunda-feira um para tentar a criminalidade no país. As Foras Armadas iro s ruas em um programa Pátria Segura, que, segundo analistas, no é de antigas iniciativas implementadas por seu , Hugo Chávez. O será iniciado na Caracas - constituída pela e municípios vizinhos - e em duas cidades do de Miranda, do governador Henrique Capriles.
Ao a campanha, aproveitou para a polícia de Miranda, afirmando que Baruta e Sucre so as duas cidades mais perigosas do país e que muitos agentes locais so corruptos.
- Muitas vezes a equipe policial se degrada e as comunidades tm . E isso percebemos nos municípios de Baruta e Sucre, onde a polícia prende, pede propina e rouba os ladres. Seus altos comandantes esto corrompidos. So os municípios mais inseguros do país. necessário que as comunidades temem os policiais - afirmou.
Em sua , o prev o envio de 3 militares a 500 pontos de controle. O programa á ser aos 79 municípios com maior índice de violncia. A iniciativa no agradou os de direitos humanos, que afirmam que o Exército no é para atender situaes de , o que poderia excessos.
também fez um apelo a donos de emissoras de TV privadas para que acabem com a exibio de filmes e programas com cenas fortes de violncia, alertando que o irá conteúdos que considere nocivos.
- No permitiremos mais séries violentas, que faam apologia ao sangue, prostituio e ao tráfico de drogas. Devemos nossas crianas.
A Venezuela se tornou um dos países mais violentos do . Segundo um anual do Ministério do , mais de 16 pessoas foram mortas em 2012. A , Caracas, está entre as trs cidades mais violentas do . De com dados do El Pais, a cidade registrou 186 homicídios só nas duas primeiras semanas de maio, com 41 cadáveres chegando ao necrotério municipal no último de semana.