ISTAMBUL - O da Turquia acusou agentes da inteligncia do de Bashar al-Assad atentado a que matou ao menos 43 civis e deixou mais de 100 feridos em Reyhanli, uma cidade na província de Hatay, próxima com a Síria. O episódio reforou os temores de que a violncia da síria se espalhe pela regio, apesar dos renovados esforos diplomáticos para violncia que já tirou a de mais de 70 pessoas.
- O número de pessoas mortas ou feridas está em mais de . Mais de 30 morreram e o número de feridos está aumentando - disse o ministro da Justia Sadullah Ergin, rede de televiso do país NTV.
O atentado ocorreu por de 13h30m (8h30m de Brasí), quando dois carros- explodiram, quase simultaneamente, na regio da cidade, lotada de civis fazendo compras no sábado. Imagens de TV mostravam fumaa, lojas e carros destruídos. Há dois anos, essa regio do território foi transformada em para milhares de civis sírios em . em Reyhanli, há 25 deles. , segundo um vice-primeiro-ministro , Besir Atalay, a maioria das vítimas era composta por cidados turcos.
- Detectamos as placas dos carros. Essas atrocidades no tm relao com os refugiados ou os opositores sírios - declarou Atalay agncia estatal Anadolu.
Nenhum assumiu a autoria do atentado, por Estados Unidos e Otan.
O renovou, ainda, a presso a Turquia - que além de uma indesejada de refugiados, já teve sua violada diversas vezes no sírio. Na semana , o premier Recep Tayyip Erdogan, um ex- de Assad, acusou-o diretamente de armas químicas.
- haja pessoas que queiram sabotar a na Turquia, no vamos que isso ocorra. Ninguém deveria o da Turquia - advertiu, em Berlim, o ministro das Relaes Exteriores, Ahmet Davutoglu.
A agncia de notícias Dogan disse que houve quatro exploses, uma de Reyhanli disse agncia de notícias Reuters que ouviu duas exploses. Uma terceira e menor exploso causou pnico em uma cidade próxima turca, repórteres no contaram que aparentemente se tratou do de motor de .
- Sabemos que as pessoas que se refugiam em Hatay tornaram-se alvos do regimo sírio - disse o vice-primeiro ministro Bulent Arinc em declaraes transmitidas na televiso turca.