Página 1 de 1

Premier turco denuncia Assad por uso de armas química

MensagemEnviado: Sex Mai 10, 2013 01:09
por GIsabel
Premier denuncia Assad por de armas químicas na Síria

WASHINGTON - Enquanto Estados Unidos, ONU e Unio Europeia adotam discursos cautelosos quanto ao de armas químicas na síria, o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, demonstra convico as denúncias. Numa entrevista rede de TV americana NBC, o premier se disse da utilizao de armas no convencionais no . E culpou o de Bashar al-Assad.

Erdogan é um ex- de Damasco que transformou-se num dos mais ávidos defensores da do sírio. Ele no deu, porém, detalhes onde, , quando e que de armas químicas teriam sido usadas. disse que pacientes sírios, atingidos no e tratados na Turquia, tinham ferimentos provocados por esse de armamento.

- Está que o usou armas químicas e mísseis. A vermelha já passou atrás - disse ele Ann Curry.

O premier referia-se expresso adotada presidente americano, Barack Obama, que afirmara em diversas ocasies que o de armas no convencionais seria inaceitável. E geraria uma resposta da internacional. Desafiando a retórica de Obama, Erdogan cobrou:

- Queremos que os Estados Unidos assumam mais responsabilidades e tomem novas medidas. Que de medidas tomaro... Nós vamos isso.

Ele também rejeitou as insinuaes de que as armas químicas teriam sido usadas, na , pelos rebeldes - dissera, no início da semana, a ex-promotora suía Carla Del Ponte, uma integrante do comit da ONU que investiga violaes de direitos humanos na Síria.

- No há alguma de me nisso . Em primeiro , os rebeldes iam obter isso? Quem daria para eles? se isso existe, somos contra. Somos contra quem quer que use essas armas - afirmou Erdogan.

Hezbollah diz que vai recebendo armas da Síria

Ainda nesta -feira, Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah, disse que a Síria vai aos ataques israelenses contra seu território dando ao envio de armas sofisticadas a seu . Segundo ele, a transferncia de tal poderia bélico poderia o balano de entre Israel e os militantes xiitas.

- O objetivo do (israelense) foi o fortalecimento da resistncia. Ento a Síria á resistncia as armas sofisticadas vistas antes - afirmou Nasrallah, em entrevista a uma TV . - A resistncia está preparada para armas sofisticadas mesmo se for para o balano (de foras).