DACA - de 200 ativistas islmicos promoveram ontem, em Daca, de Bangladesh, uma manifestao reivindicando a aprovao de uma anti-blasfmia, que instituiria a de para ateus e críticos do Maomé. O protesto acabou em confronto com a polícia. menos quatro pessoas foram mortas trs chegaram a ser levadas ao hospital universitário da cidade e 45 ficaram feridas, de com fontes oficiais.
Segundo os ativistas, blogueiros e internautas esto se aproveitando do anonimato na internet para campanha ateísmo e o Isl. Apesar da presso dos manifestantes, o , cuja populao é majoritariamente muulmana, reiterou que á a aprovao de medidas contra a blasfmia, pois o país com uma legislao .
O foi organizado por um islmico, o Hefatjat-e-Islam, que se reuniu no de Motijheel, na do país.
De com a polícia, os manifestantes atiraram pedras contra as foras de segurana, que reagiram aos ataques com gás lacrimognio e balas de borracha.
Autoridades da mobilizaram 15 policiais para o protesto. Apesar disso, o conseguiu do comércio e, usando explosivos caseiros, incendiou mais de 30 veículos. Muitos manifestantes vieram de vilas remotas ao da .
menos seis grandes avenidas foram percorridas Hefatjat-e-Islam. Palavras de Deus é maior! e Um , uma exigncia: ateus devem ser enforcados! dominaram a . Diversas ruas foram bloqueadas, isolando Daca de outras grandes cidades do país. Mais de 100 pessoas chegaram a a rodovia com a Tongi, que leva ao de Bangladesh.
O no tem fé. No permitiremos que eles vivam em Bangladesh afirmou um manifestante a agncias internacionais. Muulmanos so irmos, nós protegemos o Isl.
O Hefatjat-e-Islam organizou uma com 13 demandas. Entre elas, está também a proibio da presena de homens e mulheres em um mesmo espao.