Página 1 de 1

Chechenos que vivem nos EUA temem preconceito após at

MensagemEnviado: Qui Abr 25, 2013 05:05
por eduoc
Chechenos que vivem nos EUA temem preconceito após ataques

MASSACHUSETTS, EUA Até poucos dias, a maioria dos chechenos que vivem nos Estados Unidos levavam uma praticamente annima. Poucos americanos sequer sabiam onde ficava a Chechnia. tudo mudou na última semana, quando dois irmos da etnia foram acusados de o atentado Maratona de Boston, que deixou trs mortos e de 180 feridos. , Dzhokhar e Tamerlan Tsarnaev esto no de um dos mais graves ataques terroristas contra os Estados Unidos o 11 de Setembro. Enquanto as motivaes por trás dos atentados ainda so desconhecidas, o fez da Chechnia, uma regio de maioria muulmana na Rússia, um foco de análise americana.

Quatro dias após a maratona, Tepsurkaev, de 33 anos, estava trabalhando em um canteiro de obras em Nantucket quando seu se aproximou para a notícia: os dois suspeitos tinham sido identificados chechenos.

- Fiquei to chateado, que no consegui mais - disse Tepsurkaev, que chegou ao país há uma década, fugindo da . - Deixei meus rapazes lá. E no consegui .

A violncia que já havia consumido sua terra natal tinha novamente o encontrado, desta vez quebrando seu refúgio em New England. Assim ele, vários chechenos que vivem em Boston, e em outras partes dos EUA, dizem que o os deixaram expostos - e envergonhados. Alguns já se preocupam com a de terroristas.

Centenas de milhares de pessoas foram mortas em duas guerras entre as tropas russas e os separatistas chechenos na década de 1990 e início de 2000. Os confrontos levaram destruio generalizada na Chechnia e causou uma insurgncia islmica violenta, que trouxe ainda mais miséria. Muitos fugiram do país, levando os seus traumas e cicatrizes. A maioria ficou na Europa. alguns deles, no mais do que poucos milhares, foram para os EUA, onde no esperavam o de que destruiu de sua terra natal em um atentado cometido por colegas chechenos.

- A maioria de nós estaria se no fosse pais, que nos deu uma e nos salvou de tanta violncia. constrangedor para nós - Tepsurkaev.

Os dois suspeitos nasceram no Quirguisto e viveram no Daguesto, uma regio da Rússia que faz com a Chechnia, antes de se mudarem para os Estados Unidos quando ainda eram crianas. Nenhum dos dois viveu na própria Chechnia.

- de uma conexo entre a Chechnia e os irmos Tsarnaevs é inútil - disse Ramzan Kadyrov, líder da Chechnia, no dia aos atentados. - Eles foram criados nos Estados Unidos e as suas opinies e convices foram formadas lá. As raízes do devem ser procuradas na América.

Um imigrante checheno de 28 anos, que se recusou a ser identificado por represálias contra sua famí, que existem, no máximo, cinco ou seis famílias daquela etnia na área de Boston. E ressaltou que elas tinham pouco contato umas com as outras.

Ele contou visitado a de de Anzor Tsarnaev, dos suspeitos, dois anos antes, que ele voltou de uma internao hospitalar. O descreveu Tamerlan, em um tiroteio com a polícia na sexta-feira, um , fisicamente e engraado. Fora isso, ele sabia pouco a famí.

Alguns chechenos disseram se desconfortáveis quando a etnia dos suspeitos foi revelada. menos um senador já pediu leis mais rígidas de imigrao após os ataques em Boston.

- sensível porque existe um histó de discriminao étnica contra eles na Rússia - explicou Almut Rochowanski, da Rede chechena de Advocacia, que trabalha com refugiados nos EUA. - Tive que meus contatos que vivem e seus medos.

Albina Digaeva, de 34 anos, que fugiu da Rússia em 1998 e hoje estuda em uma de Los Angeles, disse que teve de pegar o metr de que os suspeitos eram chechenos.

- tenha sido um , foi a minha primeira reao - disse Digaeva, uma muulmana praticante que usa um leno de cabea.

Desolado, Tepsurkaev também estava .

- , quando eu alguém e me perguntarem de onde eu venho, será difícil que eu sou checheno. Temo que isso afete meu relacionamento com os americanos.