LONDRES Os jihadistas do Islmico (EI) hastearam nesta segunda-feira duas bandeiras pretas com as letras EI no da cidade curda síria de Koboni, na com a Turquia, enquanto combatentes curdos expressaram descrena em relao eficácia dos ataques aéreos liderados pelos Estados Unidos contra o extremista. Uma das duas bandeiras foi colocada em um e a outra em um edifício, de com informaes das agncias internacionais. Um porta- dos combatentes curdos disse que a cidade pode nas mos do EI em .
Veja Também
As bandeiras provam o que as autoridades sírias no quiseram : os combates ocorrem de Koboni. Um , no entanto, disse que a moral estava porque as pessoas esto defendendo suas próprias casas. menos 20 extremistas morreram no domingo noite tentando entrar em um bairro da , onde foram atacados por combatentes curdos, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
A continua, eles (jihadistas) também esto disparando projéteis de morteiros no corao da cidade. Nós temos armas leves relatou Esmat al-Sheikh, da de de Koboni, por telefone.
Quase duas semanas de o Pentágono a sua campanha aérea, estendendo do Iraque Síria, combatentes curdos disseram ao britnico The Guarian que a ofensiva estava tendo pouco impacto e no conseguiu o avano do EI Koboni, a terceira maior cidade curda na Síria.
Os jihadistas, segundo as fontes, so numerosos para serem intimidados pelos bombardeios de caas americanos, levantando questes a estratégia do para derrotar o extremista.
Ataques aéreos sozinhos no so suficientes para derrotar o Isis (nome usado anteriormente Islmico) em Koboni afirmou ao Guardian Idris Nassan, um porta- snior dos combatentes curdos que tentam desesperadamente a do avano dos militantes. Eles esto sitiando a cidade por trs lados, e avies de simplesmente no atingem todos e cada do Isis em terra.
Nassan explicou que o Islmico adaptou suas táticas a ataques miltares a do . Ele confirmou que o estava no controle de Mistenur, uma estratégicada cidade. A da cidade daria ao EI o controle de um trecho da sírio-turca.
Cada vez que um avio se aproxima, eles deixam suas posies, se dispersam e se escondem. O que realmente precisamos é de em terra. Precisamos de armas pesadas e munies para derrotá-los acrescentou o porta-.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no entanto, havia prometido que a ofensiva no incluiria por terra. Segundo o OSDH, avies de realizaram repetidos ataques nas últimas noites em torno de Kobani, a terceira maior cidade curda na Síria.
De com um correspondente da agncia AFP, as Foras Armadas turcas recorrem ao gás lacrimogneo nesta segunda-feira segundo dia para forar dezenas de jornalistas e civis curdos a deixarem a devido ao disparo de morteiros da Síria. O Exército já havia uma retirada da área no domingo após um morteiro cinco pessoas em território .