Nigerianas fogem da violncia do Boko Haram e se tornam mendi

Nigerianas fogem da violncia do Boko Haram e se tornam mendi

Mensagempor CJoana » Dom Set 28, 2014 04:38

Nigerianas fogem da violncia do Boko Haram e se tornam mendigas nas grandes cidades

MAIDUGURI Aishat Abba, uma me de 35 anos, passa seus dias pedindo esmolas para os carros que passam na cidade nigeriana de Maiduguri. Ela diz que é a única que tem para sua famí.

Ela é uma das centenas de mulheres e meninas que se transformaram em mendigas de de ataques do islmico Boko Haram, na zona do país. Aishat e seus filhos escaparam de sua cidade natal Dalakaleri, a 15 quilmetros a de Maiduguri, a do de Borno, que um de militantes matou dezenas de pessoas, incluindo seu .

O do de Borno veio em meu auxí com alguma , no foi o suficiente. Era o meu que colocava o po na minha , eu tenho que uma de os meus quatro filhos disse Aishat, durante a entrevista na , perto de um de controle .

Maiduguri, outras grandes cidades da regio, tornou-se um refúgio para civis que fogem da insurgncia extremista crescente, no maior produtor de petróleo da África. Ataques do Boko Haram obrigaram mais de 350 pessoas a suas casas, segundo a Agncia de de Emergncias (Nema, sigla em ingls).

A Agncia das Naes Unidas para os Refugiados apelou no início deste ms para doaes na de US$ 34 milhes para para mais de 75 pessoas que fugiram da violncia no ano , através da com Camares, Chade e Níger.

Milhares de outras pessoas esto vivendo em cavernas e florestas, disse Oliver Doeme, o católico de Maiduguri, em um por email. Na cidade, 58 pessoas esto em cinco campos de deslocados, de com a Nema.

menos 25 cidades e aldeias, nos estados do Nordeste de Borno, Yobe e Adamawa esto o controle dos terroristas do Boko Haram, muitos em áreas de maioria crist, onde os residentes so obrigados a se ao Isl para no morrerem, disse Doeme.

Estamos uma crise humanitária, as pessoas esto dormindo nas ruas de Maiduguri, relatou o acrescentando. O está fazendo sua para para o que eles precisam, o número é e os recursos so limitados.

Enquanto a insurgncia está tendo um efeito devastador a economia de Borno, Yobe e Adamawa, há um impacto mínimo o do país, disse o presidente Goodluck Jonathan, em entrevista Bloomberg TV África, em York, na tera-feira.

Mulheres e meninas tm sido particularmente atingidas pela crise, de Hajiya Hassana Ibrahim Waziri, a coordenadora da Associao de Mulheres Muulmanas da Universidade de Maiduguri.

Mulheres e meninas sofrem as dificuldades mais traumáticos e insuportáveis devido sua vulnerabilidade em tempos de crise, disse há um ms em Maiduguri.

Isso é mais quando perdem seus maridos, filhos ou responsáveis, que so na maioria dos casos os chefes de famí Hajiya.

Os extremistas, que provocaram a indignao mundial quando sequestraram mais de 250 meninas de sua , na cidade de Chibok, em abril, intensificaram os ataques em áreas predominantemente crists, no ms , no Nordeste do país, disse Doeme.

Boko Haram, nome significa a educao ocidental é um , matou mais de duas pessoas no primeiro semestre deste ano, de com a Human Rights Watch.

Aishat disse que seus filhos já no vo por , porque eles so alvos, e só assistem as aulas do Coro.

Moradores capturados em áreas o controle de Boko Haram denunciam o diário de .

Maimunat Bukar, de 50 anos, e me de 10 crianas, estava dormindo quando os rebeldes do Boko Haram fizeram uma incurso de na cidade de Damboa, a 90 quilmetros ao de Maiduguri, no dia 02 de setembro.

Os insurgentes invadiram nossa e me mandaram o meu de orao e de disse ela em um para pessoas deslocadas em Maiduguri. dos meus olhos, tudo o que eu trabalhei para pegou , já que eles incendiaram a .

Quando os rebeldes tomaram a cidade de Bama, no comeo do ms, Baagana Kellumi ficou para de sua me , enquanto sua esposa e os filhos fugiram. ele se escondeu, após os extremistas comearem a os homens.

Eu me escondi por duas semanas e só comia de noite, quando Boko Haram no estava patrulhando Kellumi, de 35 anos, por telefone Maiduguri. Ele decidiu que sua me morreu, juntando-se a um de homens, mulheres e crianas que deixaram o de noite.

Os rebeldes em Bama se casaram com meninas e com mulheres casadas, de seus maridos infiéis disse por telefone Falmata Gana, que fugiu para Maiduguri.

A e a com que as pessoas so mortas só podem ser comparadas com a do Islmico no Iraque e na Síria disse Doeme.

CJoana
 
Status: Offline
Mensagens: 98
Registrado em: Dom Abr 10, 2011 03:15

Voltar para Mundo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 38 visitantes

cron
Política de Privacidade