MAIDUGURI Aishat Abba, uma me de 35 anos, passa seus dias pedindo esmolas para os carros que passam na cidade nigeriana de Maiduguri. Ela diz que é a única que tem para sua famí.
Ela é uma das centenas de mulheres e meninas que se transformaram em mendigas de de ataques do islmico Boko Haram, na zona do país. Aishat e seus filhos escaparam de sua cidade natal Dalakaleri, a 15 quilmetros a de Maiduguri, a do de Borno, que um de militantes matou dezenas de pessoas, incluindo seu .
O do de Borno veio em meu auxí com alguma , no foi o suficiente. Era o meu que colocava o po na minha , eu tenho que uma de os meus quatro filhos disse Aishat, durante a entrevista na , perto de um de controle .
Maiduguri, outras grandes cidades da regio, tornou-se um refúgio para civis que fogem da insurgncia extremista crescente, no maior produtor de petróleo da África. Ataques do Boko Haram obrigaram mais de 350 pessoas a suas casas, segundo a Agncia de de Emergncias (Nema, sigla em ingls).
A Agncia das Naes Unidas para os Refugiados apelou no início deste ms para doaes na de US$ 34 milhes para para mais de 75 pessoas que fugiram da violncia no ano , através da com Camares, Chade e Níger.
Milhares de outras pessoas esto vivendo em cavernas e florestas, disse Oliver Doeme, o católico de Maiduguri, em um por email. Na cidade, 58 pessoas esto em cinco campos de deslocados, de com a Nema.
menos 25 cidades e aldeias, nos estados do Nordeste de Borno, Yobe e Adamawa esto o controle dos terroristas do Boko Haram, muitos em áreas de maioria crist, onde os residentes so obrigados a se ao Isl para no morrerem, disse Doeme.
Estamos uma crise humanitária, as pessoas esto dormindo nas ruas de Maiduguri, relatou o acrescentando. O está fazendo sua para para o que eles precisam, o número é e os recursos so limitados.
Enquanto a insurgncia está tendo um efeito devastador a economia de Borno, Yobe e Adamawa, há um impacto mínimo o do país, disse o presidente Goodluck Jonathan, em entrevista Bloomberg TV África, em York, na tera-feira.
Mulheres e meninas tm sido particularmente atingidas pela crise, de Hajiya Hassana Ibrahim Waziri, a coordenadora da Associao de Mulheres Muulmanas da Universidade de Maiduguri.
Mulheres e meninas sofrem as dificuldades mais traumáticos e insuportáveis devido sua vulnerabilidade em tempos de crise, disse há um ms em Maiduguri.
Isso é mais quando perdem seus maridos, filhos ou responsáveis, que so na maioria dos casos os chefes de famí Hajiya.
Os extremistas, que provocaram a indignao mundial quando sequestraram mais de 250 meninas de sua , na cidade de Chibok, em abril, intensificaram os ataques em áreas predominantemente crists, no ms , no Nordeste do país, disse Doeme.
Boko Haram, nome significa a educao ocidental é um , matou mais de duas pessoas no primeiro semestre deste ano, de com a Human Rights Watch.
Aishat disse que seus filhos já no vo por , porque eles so alvos, e só assistem as aulas do Coro.
Moradores capturados em áreas o controle de Boko Haram denunciam o diário de .
Maimunat Bukar, de 50 anos, e me de 10 crianas, estava dormindo quando os rebeldes do Boko Haram fizeram uma incurso de na cidade de Damboa, a 90 quilmetros ao de Maiduguri, no dia 02 de setembro.
Os insurgentes invadiram nossa e me mandaram o meu de orao e de disse ela em um para pessoas deslocadas em Maiduguri. dos meus olhos, tudo o que eu trabalhei para pegou , já que eles incendiaram a .
Quando os rebeldes tomaram a cidade de Bama, no comeo do ms, Baagana Kellumi ficou para de sua me , enquanto sua esposa e os filhos fugiram. ele se escondeu, após os extremistas comearem a os homens.
Eu me escondi por duas semanas e só comia de noite, quando Boko Haram no estava patrulhando Kellumi, de 35 anos, por telefone Maiduguri. Ele decidiu que sua me morreu, juntando-se a um de homens, mulheres e crianas que deixaram o de noite.
Os rebeldes em Bama se casaram com meninas e com mulheres casadas, de seus maridos infiéis disse por telefone Falmata Gana, que fugiu para Maiduguri.
A e a com que as pessoas so mortas só podem ser comparadas com a do Islmico no Iraque e na Síria disse Doeme.