Khodorkovsky: Sou pessimista. Putin pode durar 20 anos

Khodorkovsky: Sou pessimista. Putin pode durar 20 anos

Mensagempor tqumifi » Ter Set 23, 2014 04:53

O ex-magnata do petróleo Mikhail Khodorkovsky sorri durante visita ao Museu Haus, em Berlim, neste domingo - STRINGER/GERMANY / REUTERS

ZURIQUE em Zurique de ser libertado por razes humanitárias, Mikhail Khodorkovsky passou mais de anos a acusao de diversos delitos econmicos, e em suspeita de que o Kremlin o punia pela relevncia que havia adquirido . O que fundou aquela que chegou a ser a primeira petrolífera da Rússia, a Yukos, foi e em dezembro. Sua empresa foi desmembrada e absorvida em pela petroleira estatal Rosneft.

O escritório do ex-oligarca, sem identificao na , está na antiga da cidade, a poucos minutos da , indicada com uma , onde outro , Vladimir Lnin, da Revoluo , residiu de 1916 a 1917. Khodorkovsky prepara na Suía o seu ( distncia) política de seu país. Parece . A camiseta sem mangas que usa, com um , lhe dá um que se refora quando, com a mochila na mo, vai ao da , Inna, e do , Boris.

está se adaptando Suía?

A Suía é uma residncia temporária que é cmoda para eu com a Rússia. (Em Moscou) no é um país , tem uma política bastante e no há por que a influncia do Kremlin seus dirigentes. nas minhas relaes com as autoridades russas tudo é possível, e eu no fico totalmente . No Twitter circularam mensagens de de contas comigo e até ameaas de .

Sua fundao, a Rússia (OR), á a funcionar?

Quero comear um com essa que reflete minha viso, oposta do . A ao é vantajosa para a Rússia e útil para a . No , a fundao promovia atividades de beneficncia que no posso levar adiante porque no tenho os recursos da época. Além disso, em Moscou há um terceiro contra a Yukos, que permite de de quem recursos meus. Meus projetos hoje se dirigem reduzida da russa que vincula o com a europeia de , ou seja, ao de . A Rússia é da Europa por sua herana cultural, as autoridades semeiam dúvidas ridículas isso.

atuará?

Os grupos sociais ativos e pró-europeus tm de cará de político para seus interesses e podem -se para tentar resolver problemas econmicos, municipais, ecológicos. A OR será um de colaborao com eles, um de redes em um único. Eu contribuo intelectualmente, crio uma plataforma de redes onde esses grupos possam -se.

E quando se souber que Khodorkovsky cria sua plataforma na internet, podem problemas...

Sem dú, demonstra a experincia chinesa, , que a Rússia no proíba a internet, a tecnologia permite essa colaborao, que no pode ser . Além do mais, á comunicao off line para aes comuns. A diminuiu, no desapareceu. O setor para a Europa é potencialmente influente, embora Putin tenha conseguido fragmentá-lo. Tenho a esperana de que Putin cometa , já que todos os regimes autoritários afundam em consequncia de erros. Isso pode no em uma década nem mesmo em duas, por isso me dirijo gerao de 20 a 30 anos para -lhes que seu depende do que vier de Putin e que no tero perspectivas se vier um líder Strelkov ( russo que combateu em Donetsk).

Quanto pode o representado por Putin?

Sou . Entre dois anos, se cometer erros, e 20 anos. De vez em quando o se lana em aventuras sai com perdas para a Rússia. Por ora, consegue explicá-las, , a , quando as pessoas se perguntarem o que está acontecendo, a conscincia pode uma virada. No da Crimeia há , febril por mostrado fora e o que é nosso, amanh podemos que a Rússia é uma imprevisível fora do , que enfrentamos um irmo e que pusemos em o do russo.

Voc atribuiu a sua a vários fatores. Qual foi o principal?

Putin no pde a existncia de outros centros de . Tem mentalidade , pensa de hierárquico e se irritou pontos de mais influentes que o seu, e que ele considerava determinados . Putin elimina os pontos de alternativos de sistemática. As pessoas do seu entorno sabem disso e lhe do argumentos para destruí-los.

O que sente em relao a Putin?

No sinto hostilidade para com ele. um com o qual acho interessante -me.

E os anos na priso?

Isso no me desperta sentimentos em relao a Putin. Aceito a tal é. Putin se deixa influenciar com do de emocional. Se Sechin no houvesse existido (o diretor da Rosneft, beneficiária da expropriao da Yukos), meu com Putin tivesse sido mais político, ele influenciou o presidente e transformou meu enfrentamento em . Sechin é uma das poucas pessoas que me desagradam e certamente no sentirei se ele tiver problemas, eu sou menos emotivo que Putin. Minha me critica e me de -computador.

avalia as sanes impostas Rússia?

Elas tm um componente correto e outro incorreto que quase destruiu o efeito do primeiro. O tem de o e se quer o russo ou o . Se quiser se ao , sua posio tem que ser outra, porque as abordagens de hoje no permitem que eu e pessoas eu nos unamos a vocs, embora queiramos. O deve as sanes o entorno de Putin, também -se dessa gente agresiva que roubou o russo. Cabe perguntar por que no se deram antes, o é que retifiquem e que digam que o russo vai contra os princípios morais do . Uma posio assim convida a apoiá-la, o no faz distino e diz Rússia que a castiga e que está se lixando se seus dirigentes roubam o ou no; e o russo, que se sente , reage cerrando fileiras em torno de seus líderes. So 140 milhes de pessoas que esto enfrentando a civilizao euroatlntica, e que se unem em torno de seus dirigentes. Será um enfrentamento.

O europeu as sanes ocorreu no conceitual dos -americanos. A posio de pragmatismo dos -americanos no é o método para o russo, que resistirá, resistiram os iranianos da profunda incompreenso do seu de ser. Nós, russos e iranianos, temos de nossa longa história e estamos dispostos a muitas coisas, no a nosso humilhao. Os americanos, com seu pragmatismo, pensam que cederemos se nos prejudica, a mim me importa menos po na do que -me a uma na qual tenham cuspido. Se as sanes se baseassem em critérios morais, o russo roubado e os agricultores europeus privados de exportar Rússia entenderiam que estamos no mesmo .

a propaganda do Kremlin a Ucrnia influi na populao?

O potencial histé é e no se dissolve se no fosse . Putin um a quem a , e quer esmagá-lo, do contrário, a se contra ele.

Até onde pode ir essa ?

Até a , por que no? Embora Putin no pense nisso, essa é a imposta . Quando o anuncia uma inspeo da indústria, isso por si só produz uma , contribui para a mentalidade bélica e a mobilizao. Essa dinmica pode nos levar .

Acha possível a Crimeia Ucrnia?

A médio prazo, no, se a russa o europeu e formos na direo de um espao europeu, ento o problema da Crimeia teria soluo a prazo.

Qual a saída para a regio de Donbass?

O russo está interessado em a , sobretudo em controlar a política externa da Ucrnia mediante medidas constitucionais especiais para Donetsk e Lugansk. No sei se a Europa Ocidental e a Ucrnia aceitaro essa soluo, isso no resolve o problema da conscincia histérica exaltada, que o , queira ou no, á que para . Ao para resolver o problema de Donbass, a verdadeira soluo é adiada. A Comisso Europeia foi por esse ao a em vigor do de comércio com a Ucrnia, no é uma soluo duradoura. A conscincia histérica da Rússia exige um , e esse é a Europa, porque no é perigosa para a Rússia.

Putin no pode desmobilizar a porque, ao pacífica, a ateno se direcionará para a situao interna, cuja piora no pode ser combatida sem o rompimento com o autoritário de administrao do país. A diminuio da populao ativa, o do de explorao das jazidas, o da de exponencial dos preos da so problemas estratégicos da Rússia, e todas as solues implicam em de um autoritário ao de . A China no é um país mais democrático, é de um de em maior que a Rússia porque exerce a alternncia no , embora limitada. Os pactos da transio espanhola deram franquista garantias de que no seria esmagada. No vejo quem possa isso a Putin, embora pudesse ser a Europa, a Alemanha. A Europa precisa de dirigentes que representem uma fora moral para a russa. Angela Merkel era essa , a concepo equivocada das sanes faz com que os russos estejam menos dispostos a escutá-la.

tqumifi

Status: Offline

Voltar para Mundo