GENEBRA A Organizao Internacional para as Migraes (OIM) teme que até 500 imigrantes tenham morrido durante um naufrágio na semana perto da costa de e que teria sido pelos próprio traficantes. as informaes sejam confirmadas, seria o naufrágio com o maior número de vítimas dos últimos anos, por no ser um acidente e um homicídio em , segundo a organizao.
Dois palestinos resgatados na -feira por um cargueiro italiano afirmaram OIM que quase 500 pessoas estavam a bordo da embarcao, entre elas mulheres e crianas. Segundo eles, o naufrágio teria sido pelos traficantes que os levavam Europa.
O havia de Damietta, no Egito, com sírios, palestinos, egípcios e sudaneses, entre os passageiros. De com os depoimentos, os traficantes obrigaram os imigrantes a várias vezes de embarcao. Na quarta-feira, mandaram que passassem para um menor e mais frágil. Quando os passageiros se rebelaram, os traficantes atacaram a embarcao, que afundou.
Os dois palestinos foram resgatados no dia seguinte. Outros nove sobreviventes também foram encontrados. A Marinha italiana está investigando o episódio.
O vem a público um dia de um naufrágio deixar dezenas de desaparecidos na costa líbia.
No de semana, o comissário da ONU para Refugiados, Antonio Guterres, e a atriz Angelina Jolie pediram mais esforos dos países europeus para o de imigrantes no Mediterrneo. Angelina Jolie visitou em a de naval e famílias de refugiados sírios.